Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:09:00

Política &

coluna

Publicado: 09/04/2020 às 08h45min | Atualizado 09/04/2020 às 09h16min

A- A+

A quarentena, tem provocado o acirramento de ânimos e a violência doméstica

Frase do dia “Nosso inimigo tem nome e sobrenome, é o Covid-19”. – Mandetta, médico e ministro da Saúde.  1-A “caneta” da..

Frase do dia

“Nosso inimigo tem nome e sobrenome, é o Covid-19”. – Mandetta, médico e ministro da Saúde. 

1-A “caneta” da OAB 

“O insistente discurso do Presidente Bolsonaro que ameaça romper com as orientações técnicas das autoridades sanitárias, nacionais e internacionais não é admissível, sobretudo num contexto de emergência de saúde pública, em que qualquer ação ou omissão irresponsável pode custar muitas vidas”, reclama a OAB ao STF e vai na contramão, mesmo após a AGU ter dito ao STF que o governo apoia o isolamento social. Não importa o que seja, a OAB arenga e emperra. Respeito a Ordem, mas a OAB que tem história e nomes relevantes, já viveu dias e teve quadros melhores. 

2-Decisão de risco

Considerando que autônomos como motociclistas receberão ajuda e que o serviço de transporte coletivo em mototáxi facilita a disseminação do coronavírus, não vi como necessária a liberação do serviço, ainda que com a frágil regra de que o passageiro use o seu próprio capacete. Entendo que o deputado Anderson agiu em favor da classe, mas não enxergou a coletividade. Defendo que o governador consulte seus secretários de saúde e segurança e revogue esta regra que não ajuda a economia, a segurança ou a saúde.  Não são apenas números ou estatística e sim visão integral. Sei que é difícil, mas é assim que é. Ou vamos dar papinha pra vírus e “milho pra bode”?

3-Solução ideal num mundo irreal

Nesta crise que atravessamos e para a qual não existe receita pronta, já vi soluções acertadas, mirabolantes, equivocadas, mas há em todos o mesmo espírito de construir. Às vezes entraves que sequer conhecemos impedem que uma boa solução possa ser posta em prática e creio que esta apresentada pelo deputado Laerte Gomes segue esta linha. Em consonância com o governo do estado, Laerte pede a abertura do mercado, indenizações, etc e uma recomendação especial: a compra de 200 mil kits para teste em massa em Rondônia. A ideia foi veiculada na semana que passou, mas até agora na se sabe dos kits. Se for possível, será o ideal. O problema é a escassez.

   4-Guerra de bisturis             

                                 

A carta do Dr. José Odair Ferrari, diretor do Departamento de Medicina da Unir ao Dr. Fernando Máximo, secretário da Sesau tornada pública, revela em parte as divergências existentes entre os dois profissionais e mais precisamente entre a entre a academia – Unir – e o estado – Sesau, com o agravante de que ocorre na hora em que mais se precisa de união e apoio de todos contra o inimigo comum, o Coronavirus. Dr Ferrari além da carta mandou um duro recado: “Tenho mantido minhas mensagens para o senhor em caráter estritamente reservado! Ao término da redação desta msg, divulgarei o conteúdo desta aos inúmeros grupos do qual faço parte! Perdi o respeito e a paciência com o senhor é (sic) seu apetite politiqueiro!” É nervo exposto. E dói.

5-Conflitos familiares

Relatos dão conta de que a quarentena, tem provocado o acirramento de ânimos e a violência familiar tem crescido e infelizmente com subnotificação de casos. A falta de dinheiro, a relação muito próxima e constante, a cultura machista, o álcool em casa, a pressão causada pelo volume de informações, o pouco espaço para família numerosa, são fatores de irritação e gatilho para o conflito de parte a parte. E a corda quebra no lado fraco. A quarentena é inevitável e não há previsão de tempo ou manual do usuário, mas é preciso crescermos juntos evitando o conflito, sendo tolerantes, gentis pois no casamento se tudo vai bem, beleza. Se não, paciência. Relaxe, leia, sorria, cante louve. A gentileza gera gentileza e o perdão foi feito pra gente pedir. Ou dar. 

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.