Porto Velho/RO, 25 Março 2024 15:47:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 15/05/2019 às 08h42min

A- A+

A sensação de que o crime avança sobre a Amazônia

Amazônia em debate A sensação de que o crime avança sobre a Amazônia, comprometendo o meio ambiente e estressando as comunidades,..

Amazônia em debate

A sensação de que o crime avança sobre a Amazônia, comprometendo o meio ambiente e estressando as comunidades, soma-se ao mar de notícias negativas que correm mundo a respeito da região. É uma percepção oposta à que deveria ser cultivada com entusiasmo: o imenso potencial do desenvolvimento sustentável.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio diz que a Amazônia deveria estar vivendo euforia, não depressão. Sua imensidão de recursos naturais deveria assegurar por si só a euforia. Em recente visita à Amazônia, o vice-presidente Mourão reforçou um item que poderá produzir a euforia pretendida: um modelo que privilegie o valor agregado.

A iniciativa de desenvolver a Amazônia teve o pecado original da ditadura: o desprezo ao debate. A intenção era correta, mas o modelo não veio da discussão sobre como aproveitar melhor o potencial. Com democracia há três décadas, não há mais desculpas para erros e distorções.

Bom debate, governo ágil e população livre da destrutiva polarização que desune, será possível contemplar todos os interesses legítimos, sem exclusões. É hora de agir, mas minutos preciosos serão perdidos mantendo a desunião nacional cevada pelos radicalismos ideológicos.

…………………………………….

Mosquini comanda

Com apoio do senador Confucio Moura, o deputado federal Lucio Mosquini – já atuando como coordenador da bancada federal de Rondônia – esta assumindo o comando do Diretório Estadual do MDB de Rondônia. O ex-senador Valdir Raupp, com a recente derrota e enrascado com a justiça deixou o comando da legenda. Rei morto, rei posto!

A renovação

Por sua vez o PP de Ivo Cassol, que tem a mana Jaqueline no comando estadual, começou a renovação dos diretórios municipais tendo em vista as eleições do ano que vem. O objetivo da legenda é contar com candidatos tops nos principais pólos regionais do estado visando o fortalecimento da sigla enfraquecida desde a condenação do ex-governador.

È prioridade

O PDT rondoniense já firmou o pé e terá candidaturas próprias em Porto Velho e Ji-Paraná em 2020. A legenda dará o pontapé inicial para as eleições municipais do ano que vem, com um grande encontro estadual no próximo dia 1 de junho em Ji-Paraná, na região central do estado. O senador Acir Gurgacz, presidente regional, enfatizou a importância deste pontapé inicial.  

Novo, acéfalo?

O Novo rondoniense ficou quase acéfalo com a saída da sua liderança mais promissora, Vinicius Miguel que se bandeou para o Cidadania, ex-PCB e ex-PPS, liderado nacionalmente por Roberto Freire. Vinicius ganhou de presente o comando do Cidadania e garante com isto legenda para disputar a prefeitura de Porto Velho num partido que tem acesso ao fundo partidário, algo condenado pelo Novo.

  PT quieto

  E o PT continua quietinho da silva, depois de ser surrado nas urnas nos últimos pleitos. quase virando pó. Até o cacique Roberto Sobrinho, destacada liderança rondoniense do partido de Lula, anda com o facho baixo. Mas pelo menos o PT assume o desgaste da legenda no osso do peito, ao contrário do DEM e do PSDB e outras siglas que trocaram – e continuam querendo trocar de nome novamente.

 

Via Direta

*** As queixas se avolumam no INSS pelo Brasil afora com tantos pedidos de aposentadorias encalhados *** Pouca coisa funciona na gestão Bolsonaro, conturbada por brigas internas e desgastes provocados pelos filhos do mandatário brasileiro *** Segue a revisão do Plano Diretor de Porto Velho *** Como tratar o aumento da expansão urbana é um baita desafio, já que a cidade espicha muito na Zona Leste e as margens da BR 319, depois da ponte do madeirão *** E como ficará a siuação dos distritos arrasados pelas enchentes de 2014?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas