Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:44:43

Paulo Hayashi

coluna

Publicado: 08/11/2023 às 07h48min

A- A+

A transformação da sociedade

Confira a coluna

A existência humana é uma passagem de experiências na Terra. Pode ser boa ou má, dependendo das escolhas a serem feitas e, em especial pela vontade e esforços despendidos para sua melhoria. A autodescoberta e o aprimoramento de si faz da viagem interior prerrogativa essencial para que se possa crescer e frutificar de modo exuberante. Os frutos do trabalho honesto, consciencioso de levar a solidariedade, a assistência e a tolerância ao próximo dignifica o ser. Por meio dos frutos se percebe a qualidade da árvore, como já bem observava o mestre Nazareno.

Jesus Cristo é o jardineiro fiel que soube semear os ideais mais nobres e cuidar do entorno da planta. A vigia, a reflexão e a oração como maneiras de transformar potenciais em entregas de resultados que frutificam e transformam vidas para melhor. Modificam-se as paisagens, internas e externas, com destaque para as luzes do coração. A bondade espontânea e natural de Cristo nos inspira para sermos melhores, apesar das dificuldades.

Se buscamos uma sociedade melhor, como expressou Sócrates em sua República, apenas é possível a partir do momento que o indivíduo se aprimore. Com o aumento de bons indivíduos, há a melhora da coletividade. A transformação coletiva passa pelo sacrifício pessoal de ser cada dia melhor. De não se coadunar com suas más inclinações e, por isso, ser reformador de seu reino interior. Pensamentos, sentimentos, atitudes que precisam ser abrilhantados para que o reino de Deus, que está em nós, exteriorize-se com estabilidade e constância.


Deixe o seu comentário

sobre Paulo Hayashi Jr.

Colaborador do Diário da Amazônia – Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.

Arquivos de colunas