Porto Velho/RO, 03 Fevereiro 2021 14:57:49

J.Nogueira

coluna

Publicado: 03/02/2021 às 14h57min

A-A+

A volta dos Caramujos e a preocupação

Já é possível constatar que em vários pontos de Ji-Paraná, a presença dos chamados Caramujos africanos, infestando vias públicas,..

Já é possível constatar que em vários pontos de Ji-Paraná, a presença dos chamados Caramujos africanos, infestando vias públicas, terrenos baldios, muros residenciais e comerciais. Por outro lado, também se verifica que o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Semusa), já trabalha nas providências necessárias. De acordo com o novo diretor, Milton Rodrigues, o trabalho de levantamento dos pontos de maior incidência do Caramujo já está sendo feito para que as ações pontuais reflitam em um melhor êxito.

Milton Rodrigues lembrou ainda que as ações são de responsabilidade de todos os setores da saúde, citando o exemplo o Meio Ambiente. A Semusa de Ji-Paraná, ainda não conta com equipe específica para trabalhar com essa problemática. O diretor garantiu que em breve material publicitário estará sendo divulgado, como forma de orientar melhor a comunidade. Vale lembrar que Caramujo não pode ser coletado com as mãos desprotegidas. O correto é usar saco plástico ou luvas, retirado do ambiente, ele deve ser acondicionado em um saco, bem vedado, e colocado para ser levado pela empresa coletora de lixo.

DEFESA CIVIL

E o rio Machado na região de Ji-Paraná continua, gradativamente, registrando elevação no seu nível. O mês de janeiro foi encerrado com a régua de marcação 8,42cm. Já fevereiro começou com 8,60cm, ou seja, um volume maior de 18cm, e ontem (3), o nível do Machado chegou aos 8,56cm. Vale lembrar que o gabinete do prefeito ainda não nomeou o novo ou a nova presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) que está sem titular desde o dia 31 de dezembro último.

CÉLIO LANG

O prefeito de Urupá, localizado na Região Central, Célio Lang é o novo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Ele sucedeu a presidente, Gislaine Clemente que decidiu renunciar o comando da instituição. Na mesma reunião, os prefeitos decidiram tornar sem efeito os atos da ex-presidente. Célio Lang fica na presidência até o próximo 31 de dezembro, no chamado mandato tampão, após obter 22 votos favoráveis e nove contrários.

PRORROGADO

A prefeitura de Ouro Preto via Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece), homologou na segunda-feira (1°) a Portaria n° 15, regulamentando novas datas para as matrículas, rematrículas e transferências dos alunos nas escolas do Sistema Municipal de Ensino. As matrículas acontecem nos 3, 4 e 5 de fevereiro, entre às 7h30 às 17h30 nas unidades de educação do município.

LOTADOS

No município de Jaru, o número de pacientes com sintomas graves da Covid-19, aumentou consideravelmente, segundo a Secretaria de Saúde do município, e com isso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já teria atingido a capacidade máxima de internação há duas semanas. Apesar das medidas restritivas, às regras do distanciamento social, continuam sendo desrespeitadas.

PRESSÃO

O Secretário de Educação, Cláudio Adão Maia de Nova União, foi às redes sociais para explicar o projeto de remanejamento da escola Manoel Francisco para a escola Marcos Adriano. Segundo ele. A ação visa melhorar a qualidade de ensino, com diminuição dos gastos da secretaria como: Segurança, alimentação e aprendizagem.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas