Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:37:59
Diário da Amazônia

Abdelmassih tem alta e aguarda perícia para deixar hospital penitenciário

O ex-médico Roger Abdelmassih recebeu, na tarde de hoje, alta do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, no Carandiru, na Zona Norte..

A- A+

Publicado: 23/10/2020 às 15h57min

 Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

O ex-médico Roger Abdelmassih recebeu, na tarde de hoje, alta do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, no Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. Condenado a mais de 173 anos de prisão pelo estupro de pacientes, ele aguarda perícia determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para saber se seguirá para o regime domiciliar ou se retornará à Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista.

A informação foi divulgada pela TV Globo e confirmada ao UOL pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). No entanto, Abdelmassih pode passar o fim de semana no hospital, a depender da demora na realização dos trâmites e exames, que devem ser feitos até o dia 29 de outubro.

Abdelmassih estava internado no hospital penitenciário desde setembro. A transferência foi concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski sob argumentação de que o ex-médico, com 77 anos de idade, apresenta quadro de hipertensão pulmonar e cardiopatia isquêmica.

Em abril, o ex-médico recebeu o direito de cumprir a pena em casa por ser considerado grupo de risco da covid-19. Mas ao fim de agosto, o Tribunal de Justiça paulista revogou a decisão e ele retornou a Tremembé.

Segundo o desembargador que avaliou o caso, a pedido do Ministério Público, os problemas de saúde do ex-médico poderiam ser tratados dentro do sistema prisional.

Agressão dentro de hospital

Há dois dias, Abdelmassih foi agredido por outro detento dentro do hospital penitenciário. O preso, segundo a SAP, teve uma irmã vítima de estupro e, ao saber que se encontrava na mesma ala do médico, invadiu o quarto de Abdelmassih e partiu para cima dele. A agressão foi contida pelos funcionários da unidade.

Em nota, a secretaria afirmou que o ex-médico não foi ferido e que o outro preso foi transferido de ala, recebendo alta no dia seguinte.

(UOL)



Deixe o seu comentário