Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:33:01

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/11/2019 às 08h45min

A- A+

Abertura do projeto Amazônia+21 é uma data histórica

Página a virar Brasília, 30 de outubro, Confederação Nacional da Indústria (CNI), abertura do projeto Amazônia+21. Uma data..

Página a virar

Brasília, 30 de outubro, Confederação Nacional da Indústria (CNI), abertura do projeto Amazônia+21. Uma data histórica, talvez o marco divisório entre o modelo antigo de exploração irracional da biodiversidade e a nova realidade de aproveitamento sustentável das riquezas para o máximo benefício dos brasileiros e prejuízo zero para o resto do mundo.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que abriu o evento, repetiu na ocasião o que é sempre dito quando o assunto entra em pauta: há potencial na região para fazer avançar a agenda de bioeconomia, mas é preciso construir um ambiente favorável para isso, com regras claras e segurança jurídica.

Correto e indubitável, mas há empresários amazônicos que já se cansaram de tanto ouvir que a região tem “potencial” para isto ou aquilo. Até porque tem potencial para tudo e no dia a dia novas descobertas de espécies e usos para as já conhecidas se apresentam nas diversas frentes de pesquisa em andamento.

O coordenador da Comissão de Logística do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Augusto Barreto Rocha, é um que se confessa cansado de tanto ouvir que a Amazônia tem potencial para fármacos, bionegócios, turismo, pesca, fruticultura, mineração. De fato, enquanto se falar que há potencial ele continuará sem se concretizar. Que o Amazônia+21 vire essa página e inicie a era da concretização dos potenciais.

……………………………………………….
    Na fronteira

Ao meio de sérios distúrbios e ainda com a desconfiança do atual governo de que forças estrangeiras estão colaborando com os tumultos, as lideranças bolivianas de Guayaramirim na fronteira com o Brasil, acreditam que os esforços pela pacificação liderados pela Conferencia Episcopal trará bons resultados.  Dia 20, fará um mês de convulsões e de confrontos sangrentos entre os adeptos de Ivo Morales com o agora o poder dominante.

Novo encontro

Com o inicio da coleta de assinaturas visando a estruturação da nova sigla, a Aliança Pelo Brasil, a organização nacional da agremiação do presidente Jair Bolsonaro terá encontro em Brasilia na próxima quinta-feira, dia 21. A legenda corre contra o tempo para estar em condições para participar das eleições municipais do ano que vem, já que o processo de criação é longo e arrastado.

Parada dificil

O que parecia uma tarefa fácil para os aliados do presidente da Assembléia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) na peleja pelo Palácio Urupá, sede da prefeitura de Ji-Paraná, se tranformou em osso para o postulante tucano no pleito do ano que vem. Ocorre que o prefeito Marcito Pinto (PDT) se recuperou bem, com muitas obras em andamento, e surgiu um fato novo, numa crescente, que foi o lançamento do ex-vereador Isau (MDB) com ares de predador.

Jogo de estratégia

Sem grandes obras para apresentar para a campanha de reeleição, já que o projeto da nova rodoviária desandou, a urbanização da orla do Rio Madeira despencou água abaixo com os desmoronamentos dos aterros do consórcio Santo Antonio, na formação da barragem de contenção, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) acelera a pavimentação e a entrega de titulos da regularização fundiária nos bairros de Porto Velho e nos Distritos.

Buscando soluções

Por outro lado, o prefeito Hildon Chaves busca soluções para a mobilidade urbana, ainda espera resolver a licitação para o novo sistema de trasportes coletivos de Porto Velho que se arrasta há mais de quatro anos. Com isto solucionado, mais a questão do transporte escolar que tanto provocou desgastes em sua gestão, o prefeito tucano estará pronto para o duro embate com a oposição, que já conta com adversários com as garras afiadas.

 

Via Direta

*** O novo partido criado pelo presidente Bolsonaro, Aliança Pelo Brasil será comandado em Rondônia pelo governador Marcos Rocha e o deputado estadual Eyder Brasil *** Por sua vez, o controle do PSL poderá ficar com o deputado federal Chrisostomo e sendo assim o bolsonarismo poderá contar com dois candidatos a prefeitura da capital, Eyder e Chrisostomo*** Lembra os tempos de Collor quando dois candidatos se diziam “coloridos” na disputa ao governo do estado em 90, Raupp e Piana e o último acabou ganhando a parada *** Raupp voltaria ao PMDB se livraria de Jerônimo e se tornaria governador quatro anos depois *** Em Ariquemes existem sinais de polarização para 2020 entre o vice-prefeito Lucas Folador (DEM) e Tziu Jidaias (Solidariedade) *** O prefeito ariquemense Thiago Flores (PSL) busca alianças para se manter no poder *** Nos bastidores, dirigentes do Partido Verde buscam alianças, mesmo contando com um pré-candidato a prefeitura da capital já lançado, que é o ex-deputado Herminio Coelho *** Traíras, muitos traíras no pedaço…  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas