Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:00:54
RONDÔNIA

Abratox explica sobre exame toxicológico e sua importância

O motorista só terá de pagar esse valor uma vez a cada cinco anos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/05/2016 às 06h20min

Em email encaminhado à redação do Diário, a Associação Brasileira de Provedores de Serviços Toxicológicos (Abratox) esclarece algumas informações sobre o exame toxicológico.

De acordo com a Abratox, no Brasil, o exame toxicológico é adotado há mais de 15 anos pelo Exército, Marinha, Aeronáutica e pelas polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de vários Estados, com resultados comprovados.

A expectativa, segundo a Abratox, é de que mais de 300 mil vidas sejam poupadas ao longo dos próximos 25 anos, a partir da obrigatoriedade do exame toxicológico para os motoristas profissionais.

Sobre o preço do exame, a associação informa que pode ser feito por  R$ 295,00 e divididos em até 12 vezes ou em 3 vezes sem juros, de acordo com o laboratório escolhido. O  motorista só terá de pagar esse valor uma vez a cada cinco anos. Um estudo recente do Ipea aponta que a violência no trânsito custa ao Brasil R$ 50 bilhões por ano.

“Cabe ressaltar também que 95% da população aprova o exame toxicológico obrigatório para motoristas de veículos pesados e que a ampla maioria dos motoristas profissionais deseja o exame, segundo pesquisa Ibope/2014)”, disse a Abratox.
Ainda de acordo com a nota, nos EUA, onde grandes transportadoras vêm utilizando o exame há 10 anos, o índice de caminhoneiros usuários de drogas caiu para praticamente zero nestas empresas, assim como os acidentes com profissionais sob efeito de substâncias psicoativas. A Abratox lembrou ainda que no final do ano passado, o presidente Barack Obama aprovou o uso de exame do cabelo por empresas transportadoras na pré-admissão e no procedimento randômico de motoristas profissionais.



Deixe o seu comentário