Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:19:55
Diário da Amazônia

Acessibilidade e inclusão motivam capacitação

Além das palestras, integraram o evento o Workshop Básico de Libras e a oficina Guia-Intérprete.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 04/04/2017 às 05h15min

Workshop Básico de Libras e a oficina Guia-Intérprete em Vilhena

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Vilhena, realizou do dia 29 a 31 de março palestras de Acessibilidade e Inclusão. A atividade faz parte das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas em parceria com a Coordenação de Assistência Estudantil. Além das palestras, integraram o evento o Workshop Básico de Libras e a oficina Guia-Intérprete.

Segundo o ministrante, Hélio Fonseca, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o processo de inclusão social, na dimensão comunicacional e linguística. Ele apresentou práticas de convivência digna e respeitosa na escolarização de pessoas com deficiências. Participaram das palestras os técnicos administrativos, docentes, discentes, acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

Passo dado

Para a diretora de Assuntos Estudantis, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Zenete Ruiz da Silva, “com a realização desse evento o campus dá mais um passo em favor da implementação de ações voltadas à política de integração e inclusão no Instituto. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre o trato com estudantes cegos, surdos, deficientes, autistas, pessoas com síndrome de Down, dentre outras especificidades, na sociedade e em especial no espaço escolar. Momentos como esses são indispensáveis para o bom atendimento e desenvolvimento do trabalho pedagógico com vistas à permanência e êxito do público especial”. (AI)



Deixe o seu comentário