Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:28:13

J. Nogueira

coluna

Publicado: 14/02/2020 às 09h33min | Atualizado 14/02/2020 às 09h34min

A- A+

Acessibilidade em espaços públicos. Um direito garantido!

Apesar de várias campanhas, principalmente, no âmbito nacional, ainda é comum certificar que muitas obras antigas ou mesmo novas, sejam..

Apesar de várias campanhas, principalmente, no âmbito nacional, ainda é comum certificar que muitas obras antigas ou mesmo novas, sejam elas construídas pelos governos municipais, estaduais ou federal não oferecem as mínimas condições de acessos de pessoas com deficiência. Acessibilidade representa qualidade ou caráter do que é acessível, facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição.

É com esse pensamento que no próximo domingo (16), o professor de Educação Física e ex-goleiro do Ji-Paraná Futebol Clube, além de voluntário de uma instituição social na área da Ecoterapia, Ademir Pereira ‘Scopony), pretende realizar a primeira edição do Tereré da Inclusão com atividades físicas, brincadeiras, louvores e outras ações na área do Beira Rio Cultural.

A este informe, Scopony disse que a intenção é proporcionar uma tarde de domingo agradável a todos, em especial, as pessoas com deficiência, e aproveitar para fazer a Blitz da Acessibilidade nas praças públicas como Beira Rio Cultural, Parque Ecológico, Praça da Bíblia, Praça dos Migrantes entre outros pontos. Ele garante que a ação não é criticar e sim sugerir as melhorias nesses locais, como banheiros adaptados, corrimão e outros pontos de acessos.

CAMPANHA

A secretaria de saúde (Semusa) de Jaru, estenderá até dia 13 de março, a primeira fase da campanha de vacinação contra o Sarampo. O público alvo é de zero a 19 anos de idade. Já o Dia ‘d’ da campanha nacional acontece no próximo sábado, 15. A coordenadora da Divisão de Imunização, Ângela Priscila garantiu que as doses da vacina já estão disponíveis nas unidades de saúde.

NOVO SECRETÁRIO

O prefeito Cláudio Santos (MDB) de Theobroma, deu posse na última semana do novo secretário de Meio Ambiente (Semma) João Batista Marques. Além de ser Técnico em Contabilidade, especializado em orçamento público, formado em Gestão Ambiental com pós-graduação em perícia e consultoria ambiental, também é ex-prefeito. A sua trajetória política no ano de 84, na prefeitura de Jaru.

DISPUTA

A Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Jorge Teixeira, com a diretoria estadual, realizou na última semana reunião nas dependências do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores). No ato, foi debatido os rumos das eleições municipais. A ex-prefeita, Maria Aparecida Torquato muito provavelmente, será a candidata da legenda a prefeitura local.

ENTREGA

A prefeita de Seringueiras, Leonilde Garda com a secretária de Agricultura, Valcicléia Rufino assinaram no último dia sete o Termo de Entrega de equipamentos agrícolas para a Associação dos Produtores Rurais Marosan (Spron), com o presidente da entidade, Luiz Carlos Barbosa recebido um trator agrícola, uma grade Aradoura e uma carreta agrícola, proveniente de emenda de Bancada federal.

SELETIVO

A prefeitura de São Francisco autorizou a realização de Teste Seletivo Simplificado, com objetivo de contratar, por tempo determinado, de servidores para secretaria de Saúde. Estão sendo contratados, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo e Bacharel em Educação Física. A secretaria de Saúde informou que as informações estão no edital a ser encontrado no Portal da Transparência.


Deixe o seu comentário