Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:42:17
Diário da Amazônia

Acir Gurgacz diz que Brasil deve investir mais em infraestrutura

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi à tribuna do Plenário ontem (12) para defender maiores investimentos em logística e infraestrutura,..

A- A+

Publicado: 13/12/2014 às 08h51min | Atualizado 18/04/2015 às 15h28min

O parlamentar destacou a importância da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

O parlamentar destacou a importância da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi à tribuna do Plenário ontem (12) para defender maiores investimentos em logística e infraestrutura, fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio no país, como ele ressaltou. O parlamentar lembrou que o Brasil investe apenas o equivalente a pouco mais de 0,5% do PIB nos quatro grandes modais (rodovia, aeroportos, ferrovias e portos), quando deveria aplicar, em sua avaliação, pelo menos 1%.

“A agropecuária continua sendo o setor que mais contribui para o resultado positivo da economia nacional e para o equilíbrio da balança comercial. Além disso, garante o sucesso dos programas governamentais de combate à fome”, afirmou.

Gurgacz lembrou que a seca, os problemas estruturais e a baixa capacidade de estocagem continuam prejudicando a economia no campo, assim como a crise financeira internacional e a desaceleração do mercado chinês. Por isso, o ano de 2014 não deve ser tão bom quanto o de 2013, na opinião dele.
O parlamentar destacou a importância da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado que, segundo ele, debateu com profundidade os temas relacionados ao setor, da produção à venda, passando pela distribuição e armazenagem.

Para o senador, há certa discriminação em relação ao campo, principalmente à agricultura familiar, responsável pela maior parte da produção de alimentos no Brasil, como observou. Em sua opinião, os agricultores devem ter o mesmo direto de contar com o conforto típico das cidades, usufruindo de benefícios como asfalto, energia elétrica e telefonia.

“Queremos que o homem do campo fique no campo. Mas não vamos mantê-lo lá só com discursos e sim com ações – afirmou o senador rondoniense.



Deixe o seu comentário