Porto Velho/RO, 24 Março 2024 07:03:44
Diário da Amazônia

Acir quer transparência na aplicação de recursos

Reafirmou o compromisso de dar continuidade ao processo de mudanças na política rondoniense, primando pela transparência na aplicação..

A- A+

Publicado: 03/02/2015 às 10h27min | Atualizado 27/04/2015 às 00h09min

Senador Acir faz juramento ao ser empossado

Senador Acir faz juramento ao ser empossado

Reafirmou o compromisso de dar continuidade ao processo de mudanças na política rondoniense, primando pela transparência na aplicação dos recursos públicos e pelo combate à corrupção, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tomou posse no domingo para mais oito anos de mandado. A sessão de posse foi realizada à tarde no Plenário do Senado.

“Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, pela saúde e disposição para o trabalho, e agradeço também ao povo rondoniense e, em especial aqueles que participaram das eleições, que ao exercerem o direito do voto, contribuíram para o fortalecimento da democracia em nosso Estado e no Brasil, e nos deram a honra de representar Rondônia no Senado”, disse Acir, que antes da solenidade recebeu familiares, amigos e a equipe de trabalho em seu novo gabinete, na sala 56 da Ala Tancredo Neves. O espaço foi abençoado em culto ministrado pelo padre Johnnis Partele, da Paróquia São João Bosco de Ji-Paraná.
“É com esse espírito que assumo este mandato, com o compromisso de traduzir as expectativas que nos trouxeram até aqui em ações concretas em favor do desenvolvimento de Rondônia, da construção de um grande Estado, de uma grande Nação”, frisou.

Acir também reafirmou seus compromissos com a agricultura, a infraestrutura, a educação e a saúde de Rondônia. “Essas são as áreas prioritárias de nosso mandato e vamos continuar trazendo recursos federais para atender às necessidades dos municípios e dos cidadãos rondonienses”, detalhou.
Ainda no domingo pela manhã, o senador acompanhou, na Câmara Federal, a posse dos oito deputados federais eleitos por Rondônia: Marinha Raupp (PMDB), Marcos Rogério (PDT), Mariana Carvalho (PSDB), Lúcio Mosquini (PMDB), Nilton Capixaba (PTB), Luiz Cláudio (PR), Lindormar Garçon (PMDB) e Expedito Netto (SD).

Senador convoca audiência sobre reconstrução 

Líder do PDT no Senado, o senador Acir Gurgacz, conclamou após a posse a união da bancada federal em torno dos projetos de interesse de Rondônia e, de forma urgente, em torno do plano de reconstrução do Estado. Ainda na ocasião, o senador solicitou audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar do assunto. Ele disse já ter conversado com os demais senadores e deputados federais para que essa pauta seja prioridade da bancada rondoniense.

“O Governo Federal nos deve o apoio financeiro prometido para nos recuperarmos da cheia passada e estamos prestes a enfrentar outra. O momento é de nos unirmos em torno dessa agenda, sem esquecer das obras estruturantes, como a restauração da BR-364 e demais rodovias federais”, afirmou.
O senador ainda destacou a importância da união de todos em defesa dos projetos de interesse do Brasil. “Estamos encerrando o ciclo de eleições para o comando das duas Casas Legislativas e agora a tensão política deve dar lugar para o esforço conjunto em torno dos projetos de interesse da nação”, frisou.

Esforço 

Em mensagem enviada ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente Dilma Rousseff (PT) destacou o esforço do governo para manter a estabilidade econômica e listou as prioridades para 2015, início do seu segundo mandato. “As mudanças que o País espera para os próximos quatro anos dependem muito da estabilidade e da credibilidade da economia. Precisamos garantir a solidez dos nossos indicadores econômicos”, disse, para justificar ações impopulares, como as mudanças das regras de benefícios trabalhistas.

A carta, entregue pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, foi lida pelo primeiro secretário da Mesa do Congresso, Beto Mansur (PRB-SP), durante a abertura do Ano Legislativo no Congresso Nacional, com a presença dos três senadores e oito deputados federais por Rondônia.

Novos integrantes da mesa devem ser escolhidos hoje

Após Renan Calheiros ser reeleito para o quarto mandato, numa disputa com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), hoje os senadores devem escolher os integrantes da Mesa Diretora e os presidentes e integrantes das 12 comissões permanentes da casa. Já na Câmara, presidida agora pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também ocorrem as negociações em torno da escolha dos novos presidentes e integrantes das 22 comissões permanentes.

Como líder do PDT, Acir orientou a bancada em votar no senador catarinense, sustentado em decisão da Executiva Nacional do partido, mas sem restringir a livre escolha dos pedetistas. “Dessa forma mantivemos nossa independência e liberdade, que são marcas históricas do PDT”, frisou Acir.

O PDT, que possui a quarta maior bancada do Senado, com seis parlamentares, terá uma secretaria na Mesa Diretora e manterá uma comissão temática. O senador Acir Gurgacz permanecerá como líder do partido.

Para senador Valdir Raupp (PMDB-RO), essa legislatura será de grandes desafios para Rondônia e para o Brasil. “A situação econômica atual não é muito boa, mas não podemos parar com os investimentos em infraestrutura”, frisou Raupp, ressaltando que que a bancada deve priorizar a garantia de recursos federais para a conclusão dos viadutos de Porto Velho, para a Ferrovia Transcontinental e para a instalação do polo industrial da Capital.

Falando em esperança e renovação, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), 28 anos, que está entre as mais novas parlamentares do País, tomou posse afirmando que “o povo de Rondônia votou pela renovação e espero corresponder a este anseio da população por mudanças e por uma nova política”.
Já o deputado federal Marcos Rogério (PDT), que se reelegeu para o segundo mandato, agradeceu mais uma vez os votos e disse que assume com compromissos renovados com o povo de Rondônia. “Nossa eleição é fruto de milagre de Deus e da generosidade do povo de Rondônia, que nos ajudarão na construir esse mandato”, frisou Marcos.



Deixe o seu comentário