Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:33:43
Diário da Amazônia

Ações educativas em Ji-Paraná são intensificadas

A coordenação da Deviduc informou que será realizado, em 2019, o projeto ‘Volta às Aulas’.

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 15/02/2019 às 07h40min

A equipe da Divisão de Educação de Trânsito (Diveduc) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RO), já deu início às atividades de 2019. A primeira delas é a realização do projeto ‘Volta às Aulas’ com o tema: ‘Segurança no ir e vir Casa Escola, Escola Casa’. Informou ontem (14) a coordenadora Marta Luna que também apresentou um balanço das atividades de 2018, destacando o estreitamento com segmentos religiosos.

Diversas atividades foram feitas no âmbito escolar e ações serão reforçadas aos pais. – Foto: Divulgação

Marta Luna relacionou que a Diveduc participou de 144 ações, direta ou indiretamente, sendo elas: Atividade Escolar (33), Atividades em empresas (18), atividades em segmentos religiosos (4), Bitz Educativas (9), Caminhada da Paz, Proerd, Bombeiro Mirim, Corrida do Soldado, Passeio Ciclístico (3), Motorista Camarada (9), Pit Stop (14), Cinema Rodoviário, Gincanas e Concursos Literários (26), além de 133 aplicações da Minimulta Mirim, no último ano.
Todas essas atividades alcançaram mais de 47 mil pessoas, ou seja, mais que a meta prevista que era de 39 mil, entre crianças, adolescentes e adultos. O feito, mais que positivo, foi fruto de elogios da Equipe Pedagógica da Coordenadoria Estadual de Educação de Trânsito do Detran/RO.

Sobre o projeto educativo ‘Volta às Aulas’, Marta Luna explicou que o principal objetivo é orientar os pais a ter o máximo de atenção possível no transporte de seus filhos à escola, especialmente, quando os estudantes são transportados em motocicletas e automóveis. “Se observa muito que essas crianças ficam desprotegidas de qualquer equipamento de segurança como capacete e cinto de segurança”, observou.

BANDEIRAS

Além das palestras nas escolas e nas empresas, bem como as ações de simulações de acidentes nas vias, a coordenadora também lembrou que a Diveduc trabalhou na conscientização dos condutores, no que se trata do respeito na vaga de estacionamento para idosos e deficientes. “Infelizmente, o desrespeito é muito elevado na nossa cidade, e este ano, o nosso compromisso é intensificar esse trabalho de conscientização. Até porque todos nós também ficaremos idosos”, concluiu. A coordenadora agradeceu a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).



Deixe o seu comentário