Porto Velho/RO, 09 Abril 2024 00:33:31
Diário da Amazônia

Ações na fronteira debatidas em evento

No encontro foram discutidas as formas de atuação para desenvolver a região fronteiriça.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/10/2015 às 06h25min

Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço  foi apresentado no encontro

Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço foi apresentado no encontro

Novas estratégias de atuação do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) foram definidas, na última semana, durante encontro entre membros do núcleo promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadora geral do Neifro. Com o atual posicionamento do grupo de trabalho, o governo de Rondônia irá intensificar ações que visam desenvolver a linha de fronteira do Estado com a Bolívia, de aproximadamente 1,4 mil quilômetros.

A integração de novos membros, a aprovação do novo regimento interno, os debates sobre planos, programas e ações já existentes para a região em Rondônia foram destaques do evento que reuniu representações de instituições públicas do Estado e de municípios localizados na faixa de fronteira de Rondônia. Antes de entrar nas pautas de discussões, o secretário da Sepog, George Braga, enfatizou a necessidade dos membros refletirem sobre as diversas formas de atuação dentro do núcleo para desenvolver a região fronteiriça. “Cada instituição, no âmbito de sua competência, é importante neste processo. É preciso uma ação multifacetada, onde integrantes possam se comunicar melhor e auxiliar uns aos outros nos trabalhos desenvolvidos”, disse o secretário.

Durante a programação, foi apresentado aos participantes o Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF/RO), um dos principais produtos do Neifro, fruto de estudo técnico e audiências públicas junto à sociedade das regiões de fronteira, que foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI).

Outro tema debatido no encontro foi a realização do II Fórum da Faixa de Fronteira, anunciado pela gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. O evento deve acontecer até o final do ano e reunirá representações federais para ampliar os debates.



Deixe o seu comentário