Porto Velho/RO, 28 Março 2024 23:29:51
PLANTÃO DE POLÍCIA

Acusado de mandar matar Chico Pernambuco é julgado em Porto Velho

O réu é apontado como mandante do assassinato de Chico Pernambuco, ex-prefeito de Candeias do Jamari.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/10/2018 às 10h09min | Atualizado 17/10/2018 às 13h14min

Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Com atraso, o julgamento do Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema iniciou por volta das 9h20 desta quarta-feira (17), no 1º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho. O réu é apontado como mandante do assassinato de Chico Pernambuco, ex-prefeito de Candeias do Jamari.

O Júri tem participação de seis mulheres e um homem. Antes de dar início ao julgamento, o advogado de defesa do réu afirmou que Katsumi não tem envolvimento no crime. A previsão é que o julgamento termine na quinta-feira (18).

Katsumi é primo do atual prefeito de Candeias do Jamari (RO), ele foi preso no dia 10 de agosto deste ano na Bolívia e, à época, encaminhado para uma penitenciária de Guajará-Mirim (RO) depois transferido para Porto Velho. Katsumi ficou foragido um ano e cinco meses.

O primeiro a ser ouvido no julgamento foi o Genival Queiroga, diretor do Instituto Médico Legal (IML), testemunha de acusação.

Investigação

O prefeito Chico Pernambuco foi morto em março de 2017. Sete pessoas foram apontadas na investigação como suspeitas do crime. Para a Polícia Civil, a motivação da execução foi política.

Os três primeiros envolvidos no crime: Talisso Souza de Oliveira, Wellyson da Silva Vieira e Willian Costa Ferreira foram julgados e condenados em março de 2018.

Em junho deste ano ocorreu o segundo julgamento do caso. Marcos Ventura Brito, Henrique Ribeiro de Oliveira e Diego Nagata Conceição foram julgados no Tribunal do Júri. Os réus foram acusados de homicídio duplamente qualificado, por participarem da articulação do crime.

Henrique Ribeiro ficará 13 anos recluso e cinco meses detido. Inicialmente, todos os acusados ficarão presos em regime fechado. Marcos Ventura Brito e Diego Nagata Conceição foram condenados a 14 anos e seis meses de reclusão.

Motivações

Atos administrativos do ex-prefeito desagradaram Katsumi Yuji (suposto mandante), o qual prestou apoio financeiro para campanha de Chico Permambuco. Por isso, mediante promessa de pagamento, juntou-se a Marcos Ventura, o qual, por sua vez, contratou os demais acusados.

Assim, mandante, executores e demais participantes realizaram diversas reuniões, planejando estratégias para matar Chico Pernambuco. Segundo a sentença de pronuncia, Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema teria se juntado a seu ex-cunhado, Marcos Ventura, que se responsabilizaria pela contratação dos indivíduos, aquisição de carro e arma para execução do crime.

Henrique teria sido contrato para matar o ex-prefeito, porém o plano foi abortado, mas ele teria participado das reuniões de planejamento; Wilian teria sido o responsável pelo aluguel do veículo para o ato criminoso; a participação de Diego seria como batedor do grupo de Porto Velho para Candeias do Jamari como vigilante de blitz policial; Wellison teria desempenhado papel fundamental, uma vez que teria ficado nas imediações da residência da vítima, assegurando condições para execução do crime e Talisson seria o executor.



Deixe o seu comentário