Porto Velho/RO, 29 Março 2024 16:19:05
Diário da Amazônia

Aeroportos de RO em programa de expansão

Governador Confúcio Moura com o ministro da Aviação Civil, Elizeu Padilha Em reunião com o governador..

A- A+

Publicado: 23/05/2015 às 03h15min | Atualizado 23/05/2015 às 03h45min

Governador Confúcio Moura com o ministro da Aviação Civil, Elizeu Padilha 800

Governador Confúcio Moura com o ministro da Aviação Civil, Elizeu Padilha

Em reunião com o governador Confúcio Moura, no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria da Aviação Civil, Elizeu Padilha, informou que os aeroportos dos municípios de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena estão incluídos no programa de expansão da aviação regional do governo Federal, e receberão prioridade nos investimentos.

Segundo Padilha, os estudos técnicos dos aeroportos já estão sendo concretizados pelos projetistas do Banco do Brasil, gestor do programa, e a Secretaria da Aviação Civil está encarregada dos projetos. “O ministro me garantiu que poderia retornar para Rondônia despreocupado, porque esses aeroportos estão priorizados e o Banco do Brasil irá agilizar as licitações”, declarou Confúcio Moura.

Em relação a Ariquemes, que ganhará novo aeroporto, o governador disse que a doação do terreno e demais providências que competem ao Estado foram cumpridas, cabendo agora somente a intervenção do governo Federal.

Esse aeroporto possibilitará pousos e decolagens de aeronaves com até 250 passageiros. Os recursos para sua construção serão da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, com a contrapartida do governo de Rondônia.

Marcos Rogério (d) com Osmar Dias, presidente do BB

Marcos Rogério (d) com Osmar Dias, presidente do BB

Reforma do José coleto é prioridade do governo

Também em reunião em Brasília, com o vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias, o deputado federal, Marcos Rogério (PDT/RO), ficou sabendo que a instituição financeira está realizando, em nome da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), investimentos em logística em vários aeroportos regionais, entre eles o de Ji-Parana.

No encontro, o parlamentar solicitou informações sobre o andamento do projeto de reforma do Aeroporto José Coleto e foi comunicado que a execução dessa obra está entre as prioridades do governo Federal.

Conforme Marcos Rogério, o município de Ji-Paraná está perdendo muito por não possuir infraestrutura adequada, e que por essa razão a cidade conta com apenas uma empresa aérea operando, disponibilizando somente um voo diário para os passageiros. “Vou continuar trabalhando intensamente para viabilizar a reforma e ampliação desse aeroporto. Eu e o senador Acir Gurgacz [PDT/RO] estamos trabalhando juntos para agilizar este investimento. Na próxima semana, vou à Secretária de Aviação Civil para reivindicar a conclusão desse projeto, que é de extrema relevância para a população de Ji-Paraná”, pontuou.

Ele ressaltou, ainda, que chegou a disponibilizar uma emenda de bancada de sua coordenação para a obra, mas o governo Federal preferiu fazer os investimentos via Banco do Brasil. O projeto de reforma do aeroporto está orçado em R$ 14 milhões.

 

The post Aeroportos de RO em programa de expansão appeared first on Portal SGC.



Deixe o seu comentário