Porto Velho/RO, 14 Setembro 2021 17:46:54
Sociedade

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

Há uma lista dos possíveis efeitos negativos desdas diesas, como o cansaço e gastos altos com comida orgânica

Por ZAP
A-A+

Publicado: 14/09/2021 às 17h46min

Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas detox, que prometem limpar o corpo das toxinas da alimentação pouco saudáveis que ficam no corpo, não são assim tão poderosas como parece, segundo informam nutricionistas ouvidos pelo Science Alert.

Não existe uma única “dieta detox“, mas um grande grupo de regimes alimentares diferentes que seus adeptos alegam que fazem uma desintoxicação do corpo. Para Veronique Chachay, especialista em dietas da Universidade de Queensland, as dietas detox “abrangem tudo, desde clisteres e irrigação do cólon, desintoxicação com sumo de limão, jejuns com água ou exclusão de certos grupos de comida, limpar o corpo com ervas ou tomar suplementos com doses grandes de nutrientes”.

Apesar de variarem nas regras específicas, todas as dietas detox alegam que limpam o corpo de toxinas, que podem vir de várias fontes, como “moléculas que resultam de comer alimentos cozidos, fritos ou grelhados e também álcool ou aditivos em comidas processadas”, explica Charchay, acrescentando os medicamentos, o fumo ou exposição à poluição como outros fatores.

“O acumular de toxinas é supostamente o principal culpado do aumento de peso, da prisão de ventre, do inchaço, da flatulência, da má digestão, da azia, da diarreia, da perda de energia e da fatiga. A desintoxiação é uma forma de o corpo eliminar essas toxinas e fazer a pessoa se sentir mais saudável e perder peso”, explica o nutricionista Tim Crowe.

Mas, afinal, a ciência comprova os efeitos milagrosos das dietas detox? Todos os nutricionistas disseram que não, com Gideon Meyerowitz-Katz, especialista em diabetes e saúde pública, dizendo que a ideia de que se possa desintoxicar o corpo ou até de coisas que devam ser desintoxicadas ainda não tem provas devido à definição vaga do que são as tais toxinas nocivas.

Nicholas Fuller, especialista em nutrição e em obesidade, explica que as “substâncias só são tóxicas com base nas quantidades em que as ingerimos”. “A situação em que a desintoxicação é necessária ocorre quando alguém está no hospital sendo tratado por ter uma substância num nível alto e que coloque a vida em risco”, afirma.

Tim Crowe informa também com uma lista dos possíveis efeitos negativos dessas dietas, como o cansaço, os custos mais altos da comida orgânica, os custos dos kits de desintoxicação se tiver que seguir um programa comercial, ter que comprar suplementos, as dificuldades de comer em restaurantes devido à falta de oferta de refeições detox.

No entanto, isso não significa que as dietas detox não tenham qualquer benefício para a saúde. “Qualquer pessoa, especialmente alguém que tenha uma dieta pobre, que coma mais frutas e vegetais, beba mais água e coma menos comidas ricas em gordura, sal ou açúcares e beba menos álcool, vai naturalmente se sentir melhor“, afirma Crowe.

Experimentar uma dieta detox temporariamente pode também fazer com que as pessoas comecem a pensar melhor no que comem e incentivar melhores hábitos alimentares a longo-prazo, conclui Crowe. (ZAP)



Deixe o seu comentário