Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:12:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/03/2019 às 08h29min | Atualizado 04/03/2019 às 09h10min

A- A+

Afinal, qual é o tamanho real da Amazônia?

A Amazônia se estica Afinal, qual é o tamanho real da Amazônia? Quem tem direito a pensar e opinar sobre ela, as formas uso, as regras..

A Amazônia se estica

Afinal, qual é o tamanho real da Amazônia? Quem tem direito a pensar e opinar sobre ela, as formas uso, as regras de sua preservação? A primeira questão parece mais fácil de responder, até porque ninguém é perseguido, sabotado ou ofendido por defender uma extensão maior ou menor.

Em meio a um debate saudável, pesquisadores de três universidades publicaram na última edição da revista científica Biodiversity um mapeamento por satélite sugerindo que a Amazônia é maior. Além disso, ela se estende mais ao sul do que indicam os limites oficiais.

A fronteira entre a Amazônia e o Cerrado é incerta. A linha divisória dos mapas não é exata – é apenas parte de uma extensa faixa cuja largura pode chegar a 250 quilômetros. Resolver esse ponto é essencial para adequar os dois maiores biomas brasileiros às leis e políticas públicas da proteção a biodiversidade, afirma o cientista Ben Hur Junior, da Universidade do Mato Grosso (Unemat).

É ainda temerário assegurar quem possa opinar de fato e de direito sobre a Amazônia, até porque é uma região transnacional. Mas é possível que os limites, nesse caso, estejam expandidos até o Vaticano. Lá, em outubro, haverá o polêmico Sínodo que, para o cardeal Cláudio Hummes, terá “um tema específico, que é a Amazônia”.

………………………………………

A Fraternidade

Esta definida a programação em Rondônia da Campanha da Fraternidade 2019. Tudo começa com o lançamento, amanhã, quarta-feira de cinzas, no Centro da Pastoral da Curia Arquidiocesana, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema definido foi “Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”. A campanha é conduzida pela CNBB, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.

A desmoralização

A Campanha da Fraternidade é uma das marcas de credibilidade da Igreja Católica tão desmoralizada pelo mundo afora com os casos de pedofilia envolvendo centenas de padres, bispos e arcebispos. Mas não é apenas o catolicismo fragilizado, as igrejas evangélicas se afundam no descrédito com pastores vigaristas aplicando golpes nos templos e com tantas encenações de ressuscitação perante fiéis.

As especulações

Não se confirmaram ainda nos meios políticos a troca de partidos pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) e do seu mano o vereador Maurício Carvalho (PSDB-Porto Velho). Nos bastidores se tinha como certo que o clã Carvalho – que tem ainda o ex-vice-governador Aparício – tomaria goela abaixo o PR do ex-deputado federal Luis Claudio, que pelo que se vê esta ressistindo bravamente.

Uma tendência

A perda de popularidade de governadores e prefeitos começa rapidamente, logo após a posse. Primeiro porque eles não conseguem atender a todos pedidos de nomeações dos aliados e os que se sentem atingidos já viram oposição. Segundo, em vista da expectativa dos servidores galgarem cargos de chefia, que se desiludem também. Por último, os fornecedores, que vendem de agulha a marmitex, não atendidos se transformam feras feridas.

Perdendo terreno

Tendo o poderoso “centrão”, formado por partidos apinhados de foras da lei, como base de sustentação, mais outras bancadas, como a da bala, não disfarçam contrariedades contra as medidas moralizadoras do ministro da Justiça Sérgio Moro. Esta visivel o desgaste do ex-juiz no governo Jair Bolsonaro. O episódio da retirada do Caixa 2 do pacote anticrime indica que não podemos esperar tanta moralização assim.

Via Direta

*** Passado o carnaval vem reformulação aí na equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB) visando seu projeto de reeleição ***Ate´agora não se sabe o tamanho da bancada governista alinhada com o governador Marcos Rocha (PSL) na Assembléia Legislativa*** Mas já se sabe que muitas vacas de presépio no governo Confúcio Moura podem se transformar em feras predadoras na atual gestão *** Grava os pilantras Rocha, grava de rocha, capricha nas gravações. Quero ver tudo no Fantástico!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas