BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Afluentes do rio Madeira na Bolívia sofrem elevações

O Senamhi (Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia) orgão do Ministerio de Meio Ambiente e Água da Bolívia emitiu alerta..

Publicado: 31/12/2019 às 11h35

O Senamhi (Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia) orgão do Ministerio de Meio Ambiente e Água da Bolívia emitiu alerta ‘Laranja’, no período de 31 dedezembro de 2019 a 1º de janeirode 2020, para as bacias dos rios principais formadores do rio Madeira que passa por Porto Velho. Isso significa que são esperadas acumulações de águas nas bacias do Beni, Tahuamanu, Madre de Dios e Mamoré, o que poderá elevar os níveis das águas também em Rondônia.

Foto: Jota Gomes

As proporções ainda não devem causar grandes transtornos em Rondônia porque a intensidade de águas deve dispersar em áreas bolivianas. A virada de ano será com muitas chuvas na região, o que poderá causar transtornos nas cidades.
Impactos na Bolívia.

O Senamhi prevê elevações no Departamento de La Paz, parte norte e Yungas (bacia do rio Beni); Alto Beni, subidas com possíveis transbordamentos que afetarão cidades de Palos Blancos e comunidades próximas. No Departamento de Beni, que faz fronteira com Rondônia, está previsto subidas de nível com possíveis estouros em áreas de baixa densidade populacional, como: Cachuela Esperanza e comunidades próximas, alimentadas pelos rios Pando e Beni.

No Departamento Pando haverá subidas nas bacias dos rios Tahuamanu e Madre de Dios, quetambém escoam para o rio Madeira. O rio Tahuamanu, sobe com possíveis estouros em áreas próximas às cidades de Porvenir, Filadélfia, Porto Rico e cidades próximas. Enquanto que o Madre de Dios, sobe com possíveis transbordamentos em áreas próximas às cidades de The Seine e cidades próximas. No Departamento de Cochabamba tereá subida na bacia do Alto Mamoré.
Ainda no Departamento de Beni terá elevações na bacia média do rio Mamoré. O rio Maniqui, subidas com possível nível de transbordamento em áreas próximas às cidades de: San Borja e comunidades próximas.

Por Redação Diário Amazônia

Deixe o seu comentário