Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 18:55:44
Diário da Amazônia

Ariquemes: Agentes fazem arrastão de combate à dengue

A prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), deu início a um verdadeiro arrastão de combate à dengue...

A- A+

Publicado: 21/01/2015 às 04h00min | Atualizado 28/04/2015 às 22h53min

Agentes intensificam campanha em Ariquemes

Agentes intensificam campanha em Ariquemes

A prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), deu início a um verdadeiro arrastão de combate à dengue. A ação está sendo realizada no Setor 05 e conta com a participação dos agentes de saúde de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O trabalho em conjunto dos profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), agentes comunitários de saúde e demais profissionais envolvidos com ao Setor de Epidemiologia de Ariquemes, vem para conscientizar a população quanto aos cuidados para eliminar as larvas do mosquito. Os dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), demonstram que Ariquemes teve um crescimento de focos de dengue nos imóveis. Em 2014, 1,8% dos imóveis da cidade foi encontrado foco do mosquito, já em 2015, esse número subiu para 2,7%. Atualmente Ariquemes se encontra em sinal de alerta, onde a população precisa manter os seus quintais limpos, sem locais onde possa acumular água.

Durante todas as ações de combate à dengue, nos imóveis que tiver foco do mosquito, será realizada uma notificação, e um agente voltará a fazer uma visita, e caso ainda seja encontrado foco do mosquito, o agente aplicará uma multa que pode variar de 1 a 40 Ufir – Unidade de Referência Fiscal. Segundo a equipe da Funasa, 53% dos focos das larvas, foram encontrados nos lixos residenciais. O aumento dos focos neste período chuvoso, coloca todos em alerta, principalmente pelo aumento dos risco potenciais, onde o mesmo mosquito, passou a transmitir uma nova doença, que é a chikungunya.



Deixe o seu comentário