Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:55:43
SAÚDE

Agevisa realiza ações de combate ao Aedes

Os números de casos da dengue, zika e chinkungunya aumentaram em Rondônia nos primeiros nove meses do ano em comparação ao ano de 2018,..

A- A+

Publicado: 26/09/2019 às 11h26min

Os números de casos da dengue, zika e chinkungunya aumentaram em Rondônia nos primeiros nove meses do ano em comparação ao ano de 2018, já são onze municípios em situação de alerta no Estado.

De acordo com o Coordenador Cesarino Júnior da Gerência Técnica da Vigilância de Ação Ambiental a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está sendo realizado um levantamento nos municípios para controlar o índice de infestação do Aedes Aegypti.

Segundo Cesarino o Ministério da Saúde recomendou quatro levantamentos, que está sendo realizado com visitas em residências para verificar a infestação dos mosquitos. Após a verificação os apoiadores de cada regional de saúde promovem ações de prevenção nos municípios.

Cinco municípios foram responsáveis pelo aumento de 65% nos casos de dengue em Rondônia, Alta Floresta, Buritis, Cacoal, Cabixi e Porto Velho, sendo Alta Floresta o  apresentou mais casos.

Também foram em torno de seis cidades que apresentaram 93% dos casos de zika no Estado. Ariquemes, Candeias, Cacoal, Porto Velho, Vilhena. Sendo a Capital responsável pelo maior número de casos de zika.

Já os casos de chikungunya cinco municípios representaram 75% no número de casos, Cacoal Pimenteiras, Porto Velho, Presidente Médici e Rolim de Moura.

Segundo a Agevisa foram realizados ações de bloqueios com veículos de fumacê nos municípios com maiores índices, além de ações de educação e saúde.

“Esses casos não são em todos os estados. A nossa ação mesmo é o ano todo, mas a nossa preocupação é o período epidêmico que vai começar agora em novembro e vai até março, período que acontece o maior número de casos’’, disse Cesarino.



Deixe o seu comentário