porto velho - ro, 02 Novembro 2019 02:36:36

    JoséLuiz

    coluna

    Publicado: 18/08/2019 às 06h00min

    A-A+

    Agora a ministra vem

     Está confirmada para segunda-feira (19), a presença da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, aportando na capital Porto Velho, às..

     Está confirmada para segunda-feira (19), a presença da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, aportando na capital Porto Velho, às 8:30, quando será recepcionada pelo governador Marcos Rocha, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani e outras autoridades. Teresa Cristina, visitará a Flona, Floresta do Jamarí, no município de Itapuã do Oeste. Às 11:30 assina contrato de concessão para exploração de uma área florestal de 90 mil hectares em parceria com o governo do estado e iniciativa privada. Essa parceria de gestão florestal, entre outros objetivos impedir a grilagem de terras públicas.

         Ainda repercute 

         Lá pela capital federal ainda repercute de maneira positiva, o evento que ficou conhecido como “Festival do Tambaqui” assado na brasa Esplanada dos Ministérios. O pescado de Rondônia conquistou espaços importante entre os consumidores mais exigentes, com certeza passará a fazer parte no cardápios dos principais restaurantes em Brasília onde os políticos e endinheirados costumam se reunir para degustar o que é bom. 

         Não é só peixe que Rondônia produz 

        Este estado tem o café, a carne, o leite, a soja, o milho, produtos que se destacam na linha frente do agronegócio gerando emprego e rendas não só no campo, mas também nos perímetros urbanos. O peixe, mais a produção que vem do campo engrossam a economia de Rondônia, nestes tempos bicudos de transformações sociais, que mesmo assim continua no rumo certo. 

         Sacada inteligente 

        Lenilson Guedes, Superintendente de Comunicação no governo de Rondônia, depois do sucesso retumbante do “Festival do Tambaqui” em Brasília, não titubeou criando condições para divulgar com força as atividades que envolvem o agronegócio. O objetivo dele é de manter em alta as notícias mostrando a força que vem do campo. Foi uma sacada inteligente. 

         Regularização fundiária 

        Os governos de Rondônia, Acre e Amazonas, Marcos Rocha, Gladson Cameli e Wilson Lima, respectivamente, por meio dos secretários de agricultura de cada estado preparam um documento para ser enviado as bancadas federais solicitando apoio para que os processos relativos a regularização fundiária, deixem de ser conduzidos pelo INCRA, passando a ser administrados no âmbito de cada estado. A proposta visa reduzir a burocracia e facilitar a vida de quem trabalha e produz no campo. 

         Tocaram fogo no mundo 

        Rondônia e Porto Velho, anoitece e amanhece cobertos de fumaça, parece até que tocaram fogo no mundo. É incrível, o povo sabe, mas não aprende que queimadas e prejudicial ao meio-ambiente e saúde das pessoas. Quem mais sofre são crianças. 

          De dia falta água de noite falta luz 

         Parece letra de samba, mas não é. Em Porto Velho, em muitos bairros anda faltando água durante o dia. A noite falta luz. Os prejuízos são incalculáveis, além do desrespeito com os consumidores o comportamento da Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.


    Escreva um comentário

    sobre José Luiz Alves

    José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.

    Arquivos de colunas