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Editorial

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Publicado: 14/11/2019 às 08h41min

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Agora parece que as coisas realmente vão acontecer

Agora, ao que tudo indica, a coisa deve mesmo acontecer e a BR-319, único meio de ligação terrestre entre Porto Velho e Manaus,..

Agora, ao que tudo indica, a coisa deve mesmo acontecer e a BR-319, único meio de ligação terrestre entre Porto Velho e Manaus, finalmente terá a pavimentação, em seu trecho central, viabilizada. O edital de licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto básico e executivo de engenharia para pavimentação e melhoramentos do chamado “Trecho do Meio” da BR-319, no Amazonas, já foi publicado no Diário Oficial da União. O edital de licitação contempla a pavimentação deste segmento da BR-319, como também melhoramentos, incluindo obras de arte especiais, que são pontes rodoviárias. O segmento fica localizado entre o km 250 e o km 656. A repavimentação da rodovia federal tem sido alvo de uma batalha insistente dos dois Estados, tendo em  vista a sua importância para a integração rodoviária do Amazonas com o restante do país, através de Rondônia, além de também facilitar a ligação terrestre de Rondônia com o Amazonas, importantes parceiros comerciais na região. Com a publicação do edital, a expectativa é de que as coisas realmente avancem e os investimentos do governo federal na rodovia sejam concretizados.

Aliás, esse é um compromisso assumido pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura. A BR-319 é fundamental para o escoamento de produtos agropecuários da região, bem como da produção industrial da Zona Franca de Manaus, além de garantir o transporte de pessoas. As alternativas à rodovia são o transporte aéreo ou por barco, uma viagem que dura quase uma semana. São quase 800 quilômetros de extensão entre Porto Velho e Manaus, sendo que os segmentos localizados próximos às capitais estão asfaltados, totalizando quase 400 quilômetros.


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