
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, Rondônia celebra o sucesso das mulheres no setor agrícola, apresentando casos de destaque na produção de café e cacau. Em eventos como o 8º Concafé e o 3º Concacau, promovidos pelo Governo do Estado, produtoras rondonienses conquistaram posições de destaque.
Nesse cenário, as mulheres da região também brilharam em concursos nacionais, como a Florada Premiada 2023 – 2ª Canephora e o Coffee of The Year 2023, realizados durante a Semana Internacional do Café, em Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Uma das produtoras, Lucilene de Jesus Maia Santos, investiu na qualidade do café, incentivada por técnicos da Emater/RO e da Seagri. Seu café Canephora Robusta Amazônico conquistou posição de destaque entre os melhores do Brasil.
Com o sucesso, Lucilene planeja expandir seus mercados além de Ministro Andreazza, vislumbrando oportunidades para seus cafés especiais. Ao lado dela, outras mulheres rondonienses se destacaram, como Lúcia Helena, Nicole Nedel e Celeste Suruí, esta última integrante do Povo Paiter Suruí, com vasta experiência na produção de café de qualidade.
Esse avanço no setor agrícola feminino é resultado das políticas públicas do Estado, que contam com parcerias com órgãos federais, como a Embrapa, além do esforço da Seagri e Emater/RO. Essas entidades fornecem suporte técnico, promovem concursos de qualidade, investem na distribuição de mudas certificadas e viabilizam recursos essenciais, como transporte de calcário para melhoria das lavouras.
O governador Marcos Rocha destacou a importância do empreendedorismo feminino no agronegócio, elogiando o desenvolvimento da cadeia produtiva e seu impacto positivo não apenas no café e cacau, mas em toda a agropecuária do estado.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, reforçou o compromisso do governo com a agricultura familiar, levando programas de desenvolvimento às pequenas propriedades e impulsionando a qualidade dos produtos locais, resultando na expansão de mercados para Rondônia.