Porto Velho/RO, 17 Abril 2024 05:25:10

Agronegócio

Crise na pecuária é passageira! O empresário e pecuarista, Dr. Jovelino Mineiro, conselheiro da Sociedade Rural Brasileira,..

A- A+

Publicado: 11/06/2017 às 06h30min

Crise na pecuária é passageira!

O empresário e pecuarista, Dr. Jovelino Mineiro, conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, proprietário de uma das maiores propriedades no Brasil, a Fazenda Sant’anna localizada em Rancharia São Paulo e Uberaba Minas Gerais, um dos maiores criadores de Nelore do País, assegurou ao participar pelo telefone no programa “Campo e Lavoura” levado ao ar no sábado (03) pela Rádio Globo das 6h às 8h, que a “turbulência vivenciada pela agropecuária brasileira é passageira”.

Confortou os pecuaristas rondonienses de um Estado que segundo ele possui um excelente rebanho bovino, salientando que a crise vai passar e a pecuária continuará ocupando destaque na economia brasileira. Com conhecimento de causa alfinetou o grupo Friboi-JBS por esse momento delicado que passa a pecuária no País e defendeu a implantação de novas plantas frigoríficas.

Segundo colocado

O Anuário Brasileiro de Piscicultura (Peixe-BR) aponta a produção de 640.510 toneladas de peixes no Brasil em 2016. Rondônia se destaca como um dos maiores produtores com 74.750 toneladas. O Paraná com 93.600 toneladas e São Paulo com 65.400 toneladas. A piscicultura injetou R$ 4,3 bilhões na economia gerando mais de 1 milhão de empregos. As espécies mais promissoras são: a tilápia, tambaqui, pirarucu, entre outros.

Uma vitória!

A Medida Provisória 759 aprovada pelo Congresso Nacional, que aguarda a sanção presidencial para ser colocada em prática foi uma vitória da bancada federal de Rondônia, capitaneada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). MP 759 celebra as regras para regularização fundiária na Amazônia e vai beneficiar centenas de milhares de pequenos e médios produtores rurais. Tomaro que em Rondônia, as futricas e mesquinharias políticas entre o Incra e o Programa Terra Legal, não emperrem um projeto tão importante como esse.

Novos frigoríficos

Depois das encrencas causadas pelos ‘companheiros’ da Friboi-JBS, o Governo Federal através do Ministério da Agricultura estuda meios para estimular a implantação de plantas frigoríficas. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, frigoríficos que estavam inativos voltaram a funcionar. Em Rondônia, estão fechadas as plantas de Cacoal, Rolim de Moura, Ariquemes e Ponta do Abunã, por conta do monopólio da Friboi-JBS.



Deixe o seu comentário