Porto Velho/RO, 21 Março 2024 15:15:21

Editorial

coluna

Publicado: 22/11/2019 às 08h57min

A- A+

Agropecuária é o setor que mais estimula a economia

O PIB (Produto Interno Bruto) teve sensível reação a partir do segundo semestre e deve fechar o ano em índice positivo. O crescimento..

O PIB (Produto Interno Bruto) teve sensível reação a partir do segundo semestre e deve fechar o ano em índice positivo. O crescimento previsto para 2019 é de 0,91% e o setor produtivo rural é o que mais estimuloua melhora do crescimento. O incremento do PIB do setor agropecuário neste ano e no próximo foi revisto para cima pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A previsão anterior era de crescimento de 0,5% em 2019 e a nova projeção marca 1,4%. No caso de 2020, a projeção de crescimento vai de 3,2% a 3,7%, conforme o prognóstico de safra. Outra boa notícia que chegou nesta semana indica que em 10 das 18 unidades da Federação com variação em volume do PIB será superior à do Brasil. O que estará promovendo esse salto é justamente o desempenho da agropecuária que foi determinante para esse resultado. O indicador bom para Rondônia é que o estado está entre os quatro com maiores resultados de volume no indicador de crescimento rural junto com o Mato Grosso, Piauí, e Maranhão, conforme cotas regionais divulgadas no último dia 14, pelo IBGE.

Rondônia tem dado ampla importância para o setor rural e a cada ano os índices vêm melhorado. Quanto a produção agropecuária que foi a que mais cresceu no ano, estamos com um rebanho de 14 milhões de reses, rebanho imunizado contra aftosa e outras doenças, e garantia de exportação de carne para 42 países. Atualmente o setor é o que mais gera emprego e renda no Estado, e o IBGE confirmou esses dados. Que a atenção ao setor continue estimulando os bons negócios.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas