Porto Velho/RO, 26 Março 2024 22:33:08

Política &

coluna

Publicado: 15/01/2019 às 16h36min

A- A+

Alguns servidores da ALE Rondônia já estão no novo prédio

FRASE DO DIA: “Todo e qualquer cidadão e cidadã, em qualquer lugar do país, tem direito de ir a uma delegacia de polícia federal,..

FRASE DO DIA:

“Todo e qualquer cidadão e cidadã, em qualquer lugar do país, tem direito de ir a uma delegacia de polícia federal, levar seus documentos, pedir autorização, adquirir a arma e poder ter a respectiva posse.” – Onix Lorenzoni, Chefe da Casa Civil

1-Mudança da ALE

Alguns dos servidores da Assembléia Legislativa de Rondônia já estão batendo ponto no novo prédio da ALE e não foi necessário fazer aquela bendita mudança de mesas e cadeiras em cima de caminhões e caçambas. É tudo novinho em folha. Se tudo correr “nos conformes”, no dia 22 de janeiro, terça feira, 9 horas, haverá a inauguração com pompa, circunstância, “Céus de Rondônia” executado pela furiosa banda de música da PM, of course e Maurão de Carvalho presidindo – é mais que justo – a cerimônia.

2-Mudança da Câmara de Vereadores

O velho prédio que era hospital foi adaptado, depois e por várias vezes reformado até ficar pequeno para demandas, além da freqüência de funcionários, visitantes. E mais, estacionar onde? Um enrosco. Louvável portanto a construção do novo prédio. Mas o que é pequeno para um é de bom tamanho para outro. O presidente eleito da Câmara de Vereadores, Edwilson Negreiros, está se movimentando para “herdar” o prédio da Velha Assembléia. E se tudo correr dentro dos conformes o velho prédio da Câmara de Vereadores terá outra destinação. Seria, portanto a terceira mudança da Câmara.   

3-Cumprindo promessas I

O presidente Bolsonaro faz hoje mais uma reunião com seus ministros. É promessa de campanha, bem no estilo militar. Reuniões rápidas para dar ordens, cobrar resultados e manter a tropa alerta. Mas, para quem está na vitrine olhando o que se passa dentro do governo, o tempo passa, o tempo voa e tem mais batida de cabeça que solução de problemas. Ontem, outro general Otávio Santana Rego de Barros, com bom trânsito nos meios de comunicação, foi escalado no jargão da caserna para ser o “Porta Voz” do governo. Missão difícil que me fez lembrar do filme “Bom Dia Vietnã”. Boa sorte.

4-Cumprindo promessas II

O termo mais apropriado é “flexibilização”. Por decreto o presidente Bolsonaro alterou a Lei 10826 que trata do porte e da posse de armas de fogo dando abertura para que o cidadão comum que resida na cidade ou área urbana com altos índices de violência possa ter arma de fogo em casa, respeitados os requisitos impostos pelo decreto que foi assinado hoje. Não tenho uma opinião formada sobre o tema. Prefiro que o estado assuma o seu papel, ainda que isso guarde uma visão romântica. Sorry. It’s my way.    

5-Teste de fogo

O Coronel Marcos Rocha e a secretária da Sejus conhecem bem o que os espera por terem atuado no sistema. Conhecem o Singeperon e o deputado Anderson que agrega o nome do sindicato ao seu, sabem que os presídios estão sob o comando de facções, que uma greve no sistema tem várias motivações e por fim, que numa greve a única certeza é o dia começa. Exemplos estão no Ceará, mas já estiveram na Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas e se alastra como rastilho de pólvora. É o caos…   

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.