Porto Velho/RO, 24 Março 2024 05:15:05

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/07/2020 às 05h44min

A- A+

Alterações no calendário eleitoral deram mais tempo para as agremiações partidárias

Radicais do dinheiro  Caiu a máscara: quem repudiava cuidados ambientais alegando que seriam exageros de esquerdistas radicais passou a..

Radicais do dinheiro 

Caiu a máscara: quem repudiava cuidados ambientais alegando que seriam exageros de esquerdistas radicais passou a sofrer a pressão da direita mais óbvia existente: os donos do dinheiro. Não são mais hippies relaxados e barbudos, mas finos e sofisticados capitalistas que exigem transparência nos cuidados com a Amazônia e seus povos. Pode-se até não gostar deles, mas são indivíduos espertos, cercados de gestores e consultorias.

Suas empresas funcionam melhor que muitos governos. Por eles, tudo seria privatizado, do ar ao núcleo de lava do centro da Terra. São eles que decidem onde, quando e por que vão investir. Não prestam atenção em comerciais de TV nem em fake news. Possuem fontes próprias de informação e pagam bem para se antecipar às tendências. Querem saber, antes de todos, tudo que precisa ser conhecido, mesmo segredos industriais e de estado.

O agronegócio brasileiro, o setor menos afetado e mais rentável da economia brasileira em tempos de pandemia, tenta acalmar esses nervosos capitalistas da direita mais exigente. Justo por isso o governo acaba de anunciar o Programa Floresta+, propagado como o maior motor de pagamento por serviços ambientais no mundo. Seu gás são R$ 500 milhões do Fundo Verde do Clima. Veremos o que os bem pagos consultores dos ricos dirão dessa providência. Provavelmente, que não se compra galinha gorda com pouco dinheiro.

………………………………………………………………………..

Eleições 2020

As alterações no calendário eleitoral deram mais tempo para as agremiações partidárias se preparar para o pleito de novembro em Porto Velho. Enquanto os partidos menores estão lançando seus candidatos, casos do PC do B e PT, os outros seguem catimbando o jogo esperando definições. Possíveis candidatos na verdade aguardam convites para serem vices de Hildon Chaves (PSDB), Leo Moraes (Podemos) e Mauro Nazif (PSB). 

As falsianes

Eu sempre digo nesta coluna, há décadas, que os primeiros indícios de que a campanha está começando  na capital vem das pesquisas fajutas veiculadas por órgãos de comunicação já acostumados com a prática ao longo dos anos. Já foram publicadas umas duas para animar o eleitorado, mas a opinião pública está mais preocupada ainda é com o coronavirus que segue espalhando terror o estado. E assim caminha a humanidade!

Coisa de louco!

A semana sinalizou claramente que os desastres climáticos vieram para ficar no Brasil. No Rio Grande do Sul, fortes tempestades e enchentes. Em Rondônia, os rios Machado, em Ji-Paraná  e Madeira na altura de Porto Velho descendo rapidamente e já mostrando os pedrais e sinalizando para uma baita estiagem. Ainda estamos no lucro porque em anos anteriores grossas camadas de fumaça provocadas pelas queimadas já estariam tomando conta dos céus de Porto Velho.

Podem atrasar

A pandemia pode atrasar a entrega obras importantes para Rondônia e retardar outras que já estavam previstas desde o ano passado como é o caso da etapa final de dragagem do Rio Madeira. A própria ponte do Abunã cuja inauguração estava prevista para o final deste ano pode ser remarcada depois que foi espichada em mais 400 metros no lado rondoniense com as elevações necessárias determinadas após a cheia histórica de 2014.

Momento difícil

Neste momento difícil rogamos o pronto estabelecimento de tantos brasileiros em quarentena por causa do coronavirus, incluindo desde o secretário da saúde Fernando Máximo, dos deputados estaduais Jean de Oliveira e Laerte Gomes e outros rondonienses ilustres  que buscam o restabelecimento. A pandemia avança para todos os lados e em alguns municípios como Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, São Miguel do Guaporé e a desgraceira  já é grande.

Via Direta

*** A Covid veio com força durante a semana. O bicho pegou  em todas as instâncias, municipais, estaduais e federais *** O PT está se unindo em torno da candidatura a prefeito do advogado Cajui em Porto Velho. PT unido terá mais força, ainda mais com uma boa chapa de candidatos a vereança *** O ex-deputado federal Lindomar Garçom (Republicanos) ainda está na peleja para ser vice na chapa da reeleição do prefeito Hildon Chaves (PSDB) *** A peleja sucessória ainda não esquentou em Ji-Paraná. Os  candidatos protagonistas ainda estão se fazendo de mortos esperando os acontecimentos *** Em Vilhena o clã Donadon se organiza para despejar do Palácio dos Parecis o prefeito Eduardo Japonês (PV) *** Lembrando que os Donadons foram marcantes naquela cidade com várias gestões seguidas.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas