Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:40:53
RONDÔNIA

Alunos da USP atendem comunidade

Expedição em parceira com a prefeitura leva atendimentos médicos à Calama.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/09/2015 às 07h15min

Diariamente cerca de 200 pessoas entre crianças e adultos são recebidas pelos profissionais da universidade de SP

Diariamente cerca de 200 pessoas entre crianças e adultos são recebidas pelos profissionais da universidade de SP

Uma expedição formada por acadêmicos e profissionais das áreas de Fonoaudiologia e Odontologia da Faculdade USP está em Calama com o apoio da prefeitura de Porto Velho levando orientação e realizando centenas de procedimentos aos moradores. Diariamente cerca de 200 pessoas entre crianças e adultos são recebidas pelos especialistas que pela terceira vez aportam no distrito distante cerca de 200 quilômetros do centro urbano de Porto Velho.

Para a administradora de Calama, Priscila Pantoja, um projeto de grande importância para a região que tem carência desse tipo de atendimento. “Temos muitas crianças que precisam arrumar os dentinhos, adultos que tiveram perda auditiva e que ainda não tinham tido a oportunidade de procurar um profissional da área. E durante toda esta semana estão sendo beneficiados. É uma equipe maravilhosa que além de atender com muito cuidado também realizam a entrega dos aparelhos auditivos que são confeccionados no mesmo dia da consulta e ainda mantém contato para saber da progressão do paciente, o que demonstra um trabalho que vai além do profissional, que deixa a marca do profissional, as mudanças que ele provocou na vida da comunidade. Nós já conhecíamos o projeto da USP que era realizado há mais de dez anos em Monte Negro com muita excelência, fizemos o contato e hoje também somos parceiros”, disse ela.

A coordenadora do projeto, a professora Magali Caldana, agradeceu a hospitalidade da prefeitura e destacou que “o projeto tem tido resultados positivos devido ao comprometimento da USP que há muitos anos promove esse trabalho de promoção social, levando mais qualidade de vida para as comunidades mais carentes e aos nossos alunos que não medem esforços e mesmo depois de formados retornam conosco para enriquecer ainda mais esse projeto e por parte do Município que acreditou no trabalho da instituição. Tudo começou em Monte Negro, e há três anos conseguimos alcançar a comunidade de Calama. E tem sido gratificante”, disse ela.

A primeira vez que Lucas atendeu em Calama ainda era acadêmico, hoje ele está formado

A primeira vez que Lucas atendeu em Calama ainda era acadêmico, hoje ele está formado

Dentistas relatam histórias

Quando a dentista Laura Andrade, veio a Calama, pela primeira vez, ela ainda era acadêmica. Para ela foi uma grande experiência. Hoje, pelo terceiro ano retorna como profissional formada e se especializando. “Tem sido gratificante cada vez que chego nesta comunidade. Ver o sorriso no rosto e ouvir das pessoas que estão felizes com o atendimento que tiveram me deixa muito orgulhosa. É uma forma de contribuir pelas grandes oportunidades que tive. Aqui é uma realidade diferente, com situações adversas e que nos traz grandes aprendizados”, observou.

O mesmo aconteceu com o dentista Lucas de Vasconcelos, a primeira vez que veio era apenas um estudante e hoje enriquece o grupo com sua formação, especialização e ainda a experiência de trabalhar na Força Aérea Brasileira. “Todas as vezes que estive aqui em Calama pude aprender um pouco mais. São pessoas que contam com iniciativas como essa, que veem em nós a esperança de dias melhores. E nos esforçamos, deixamos a família, os amigos, nossa vida social, o trabalho, para nos dedicarmos a estas famílias. A experiência é maravilhosa”, comentou.

O distrito foi beneficiado com uma aparelho de raio-x

O distrito foi beneficiado com uma aparelho de raio-x

Moradores comemoram os cuidados recebidos

Lucélia dos Santos, moradora de Calama, soube da expedição e veio no primeiro dia de atendimento. A preocupação dela é com a mãe que já não tem a audição tão boa. Aqui ela foi atendida e no mesmo dia a mãe saiu com o aparelho confeccionado e já ouvindo muito melhor. “Devido à idade, minha mãe já está com uma certa dificuldade para ouvir e foi uma grande alegria ver a alegria da minha mãe. O atendimento foi dez e só tenho a agradecer. Este é um tipo de atendimento e tratamento caro, que não conseguiríamos fazer tão cedo na rede pública e hoje conseguimos esse benefício, mais uma vez obrigada a todos que colaboraram para esse projeto chegar até Calama”, enfatizou.

Raio- X

Para satisfação total da comunidade, além do atendimento de excelência, Calama foi beneficiada com um aparelho de raio-x para avaliações dentárias e que também servirá para outros pequenos procedimentos, como explica o professor da USP, Roosevel Bastos: “O aparelho de raio-x vai ajudar muito o profissional a indicar o melhor tratamento. Com ele também é possível avaliar pequenas fraturas como de face ou em dedos. E estamos deixando o equipamento para a população de Calama na certeza de que será muito bem utilizado.

A administradora local agradeceu o que para ela é um grande presente. “Estamos imensamente felizes. E isto desperta ainda mais o respeito que temos por cada profissional da USP, que está aqui ou que veio em outras edições da expedição. Só temos a agradecer tamanho carinho”, completou.

 



Deixe o seu comentário