Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 02:55:50
Diário da Amazônia

Alunos organizam festa surpresa aos professores

Num ambiente escolar onde gestores e professores organizam apresentações e festejos em datas comemorativas, esse ano foi a vez dos alunos..

A- A+

Publicado: 16/10/2014 às 14h35min | Atualizado 28/04/2015 às 23h59min

Aproximadamente 540 alunos fazem parte da escola municipal Chapeuzinho Vermelho

Aproximadamente 540 alunos fazem parte da escola municipal Chapeuzinho Vermelho

Num ambiente escolar onde gestores e professores organizam apresentações e festejos em datas comemorativas, esse ano foi a vez dos alunos da escola Chapeuzinho Vermelho, em Ariquemes, organizarem um momento de interação no Dia dos Professores.

Os líderes de classe da Educação Infantil e da Educação Fundamental, escolhidos através do Projeto Pequeno Cidadão, se organizaram para realizar um coffee break para os professores em homenagem ao dia deles. Tudo escondido, de acordo com o aluno Luiz Felipe, de oito anos. “Eu e os outros líderes de sala decidimos organizar pros professores o que eles sempre fazem pra gente. Foi tudo surpresa e eles nem desconfiaram”, diz o aluno, que está no 3º ano. Rosi Torres, uma das gestoras da escola, ainda comenta que a iniciativa foi toda dos alunos.

O Projeto Pequeno Cidadão é uma iniciativa das orientadoras Leonice Ferreira Mendes e Vânia Garcia para a escolha que dois alunos de cada sala que podem representar os outros alunos em conselhos de classe e em tomadas de decisões que, antes, eram exclusividade da equipe pedagógica da escola. “Com os alunos tomando decisões e podendo opinar em sala de aula e nas reuniões é possível construir jovens proativos e interessados na comunidade escolar”, comenta Leonice.

O projeto já existe há dois anos e as eleições são realizadas via internet. “Cinco alunos de determinada turma são escolhidos pelos próprios alunos e esses vão para votação. Para simular uma eleição real, nós utilizamos o software semelhante a uma urna eletrônica. É um processo inovador para a escola”, ressalta o professor de informática, William Teodoro. 540 alunos fazem parte da escola.

Há três meses sendo professora do 1º ano, Jussara Lukachisnki, de 25 anos, é a professora mais nova da escola. Recém-formada em Pedagogia, ela conta o que a motivou em estar hoje em sala de aula. “Eu tive uma pré-escola muito gratificante e foi lá que eu comecei a ter interesse em lecionar. Tanto que os alunos, os pais e a comunidade escolar organizaram esse momento tão especial para nós professores, o que me deixou bastante emocionada. O meu maior presente é ter todos os dias os olhos dos meus 27 alunos brilhando, esperando sempre aprender algo de novo comigo. Existe um carinho mais verdadeiro, singelo e recíproco que o de uma criança? Não, né!”,brinca a jovem professora.



Deixe o seu comentário