Porto Velho/RO, 25 Março 2024 06:00:45
Diário da Amazônia

Amanhã teremos a oportunidade de mudarmos a politica do Brasil

Tudo depende de um clik que daremos na tecla verde. CONFIRMA.

A- A+

Publicado: 27/10/2018 às 07h37min

Amanhã teremos a oportunidade de mudarmos a politica do Brasil para melhor ou para pior; Tudo depende de um clik que daremos na tecla verde. CONFIRMA

********

Acontece que existe um dito popular que é muito usado, aqui pras bandas do nosso beradão: “Foi contar com o ovo no fiofó da galinha e se deu mal”.

*********

Vou relatar aos amigos leitores, um fato que aconteceu na eleição de DEPUTADO FEDERAL em Rondônia no pleito de 1962.

*********

Na semana da eleição o “Bizu” (naquele tempo esse termo era usado para representar as conversas de bastidores), dava conta que não tinha quem tirasse a eleição do candidato: CORONEL ÉNIO PINHEIRO.

*********

Seu adversário era o Doutor Renato Medeiros. Vamos fazer uma comparação, pelo “Bizu” que corria por todo Território Federal de Rondônia. ÉNIO PINHEIRO que era o candidato da situação, ou seja, dos CUTUBAS ganharia de lavada do Dr. Renato.

********

Foi então que no último comício de ambos os candidatos, aconteceu um fato que mudou toda a história daquele pleito.

********

No dia 26 de setembro de 1962, uma caçamba pertencente à prefeitura municipal de Porto Velho, foi lançada contra os partidários do então candidato a deputado federal Renato Clímaco Borralho de Medeiros. Esse episódio ficou conhecido como “Caçambada Cutuba”.

**********

Em dezembro de 2008 publiquei neste jornal, entrevista como o senhor Milton Rego que confessou que estava no comício e viu como tudo aconteceu. Veja o que ele nos contou na entrevista:

**********

Zk – Você sabe alguma coisa sobre a história da Caçamba dos Cutubas que invadiu o comício dos Peles-Curtas?

***********

Milton Rego– Aquilo foi no comício do Dr. Renato Medeiros que era muito amigo do finado meu pai. Bom, o comício aconteceu na rua dos Tanques (Lauro Sodré) quando veio o “Velho” com a caçamba e meteu no meio do povo, que ia em passeata. Eu estava no comício. O Carlos Melo (Tampinha) vinha correndo e me encontrou, ‘Miltinho, Miltinho, vamos lá pra tua casa que to com medo de me prenderem’’. Acontece que ele era funcionário e estava apoiando o Renato, naquele tempo. a perseguição era braba pra quem era contra o governo. O ‘Velho’ motorista para escapar de ser linchado ou preso, foi pra debaixo da caçamba se dizendo uma das vítimas.

**********

Zk – Morreu muita gente?

***********
Milton Rego – O certo foi que ninguém ficou sabendo se ele foi mandado, ou fez aquilo por conta própria. Ele pagou, terminou os dias em cadeira de roda. Não sei, com certeza, quantos morreram, dizem que foram dois apenas. Agora ferido foram muitos.

********

Várias outra versões existem sobre o acontecido naquele 26 de setembro, oito dias antes da eleição (naquele tempo a eleição acontecia no dia 3 de outubro). Uma delas diz que foram os eleitores de Renato que começaram a jogar pedra na Caçamba e por isso o motorista invadiu a passeata.

*********

Só sei que eu já trabalhava na Rádio Caiari e por isso, passei a acompanhar o caso de perto. A frente do Hospital São José ficou lotada de gente, querendo saber sobre os feridos. Renato Medeiros que era Médico estava lá assim como chegou também, o Coronel Ênio Pinheiro.

*********

Os boatos davam conta que o motorista da Caçamba cumpriu ordens de correligionários de Ênio fato que nunca foi comprovado.

*********

O certo foi que a CAÇAMBADA CUTUBA fez a maioria dos eleitores de Énio Pinheiro votarem em Renato que venceu a eleição com grande margem de diferença.

*********

O que quero dizer, é que não se deve contar com o “OVO no da galinha”, pois a maré pode mudar a qualquer momento!

**********

Amanhã selaremos os destinos do Brasil e de Rondônia para os próximos quatro anos. É bom refletir sobre em quem votar, porque depois de apertar a tecla CONFIRMA Inês é Morta!



Deixe o seu comentário