Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:06:59
Diário da Amazônia

Amazônia: povos indígenas receberão atendimento odontológico

A ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) volta a atender na Amazônica entre os dias 18 e 30 de novembro. Os atendimentos serão realizados para..

Por Doutores sem Frenteiras
A- A+

Publicado: 26/10/2018 às 11h14min | Atualizado 26/10/2018 às 11h15min

A ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) volta a atender na Amazônica entre os dias 18 e 30 de novembro. Os atendimentos serão realizados para os povos indígenas da aldeia Suruwahá na região de Labrea, no Amazonas.

O presidente da ONG, dentista Caio Machado, explica que serão realizados atendimentos especializados, como: tratamentos de canal, próteses flex total e parcial, restaurações e confecção de elementos dentários com a maior tecnologia do mundo, o sistema Cerec Cad Cam. “É a maior ação de odontologia do mundo para povos indígena e só é possível graças à cooperação e dedicação de todos os envolvidos”, comenta.

Caio Machado ressalta ainda que os indígenas do povo Suruwahá serão reabilitados com tratamentos de primeiro mundo que podem atingir o valor de até 20 mil reais cada procedimento. “Fiquei surpreso com o comprometimento da Sesai, por isso, agradeço o secretário, Marco Antônio Toccolini, e coordenador do DSEI MRP, Antônio Carlos Galvão da Silva. Eles não mediram esforços para concretizar essa ação”, diz o presidente da ONG.

A equipe DSEI MRP se deslocará para a aldeia com um mês de antecedência, preparando toda estrutura dos atendimentos e alojamento para a equipe do DSF, da SESAI, e pacientes indígenas Suruwahá

Cronograma

A equipe DSEI MRP se deslocará para a aldeia com um mês de antecedência, preparando toda estrutura dos atendimentos e alojamento para a equipe do DSF, da Sesai, e pacientes indígenas Suruwahá. A equipe será formada por 39 pessoas – 9 participantes da ONG especialistas em prótese, endodontia tratamento de canal, Cad Cam e cirurgia; e 30 da equipe de apoio da Sesai e DSEI MRP.

Os integrantes da ONG desembargam em Porto Velho; no dia 19, seguem no avião do Exército para Labrea; e no dia seguinte, no helicóptero, também das Forças Armadas, serão levados para a aldeia dos Suruwahá.

Apoio

Empresas da área odontológica são, mais uma vez, apoiadoras da Doutores Sem Fronteiras, cedendo equipamentos de última geração, como o sistema Cerec Cad Cam, da Dentsply Sirona; além de: um scanner intra-oral com uma fresadora 3D, que proporciona a confecção de um elemento dentário de porcelana em minutos, um emissor e sensor de Rx 100% Digital da Micro Imagem para realizar tomadas radiográficas sem utilizar produtos químicos, tecnologia verde.

Doutores sem Fronteira

É uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a retribuição das conquistas profissionais, por meio da colaboração, utilizando o conhecimento técnico de seus associados com o intuito de erradicar a falta de acesso de determinadas populações às premissas básicas de saúde, educação e bem estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas. Mais informações no site: www.dsf.org.br

A ação ocorre por meio de parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus (DSEI MRP), Ministério da Defesa, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Associação Kanindé.



Deixe o seu comentário