Porto Velho/RO, 25 Março 2024 09:52:37
VARIEDADES

Aminoácidos e seu papel na performance esportiva, saúde e beleza

Os aminoácidos e seu papel na performance esportiva, saúde e beleza

Por agência digital emarket
A- A+

Publicado: 21/10/2019 às 09h37min | Atualizado 21/10/2019 às 14h05min

Ouvimos desde pequenos sobre a importância de ter uma alimentação balanceada e diversificada. Isso porque nosso organismo não consegue ter um funcionamento adequado sem todos os nutrientes que precisa. E um dos tipos essenciais para o seu desempenho são os aminoácidos. Você sabe para que eles servem?

Os aminoácidos são essenciais para a formação das proteínas. Por sua vez, são elas que compõem nossos músculos, cartilagens, ligamentos, pele, cabelo e unhas. Elas também são base para a hemoglobina, os anticorpos, certos hormônios (como a insulina) e as enzimas.

Ou seja, o consumo de aminoácidos não é só indispensável para produzir energia, mas também para a reparação de tecidos, a oxigenação do corpo e o sistema imunológico.

Aminoácidos essenciais

Dos 20 tipos de aminoácidos responsáveis pela produção das 250 mil proteínas que compõem nosso organismo, 9 deles precisam ser ingeridos na alimentação. Estes são os aminoácidos essenciais:

Fenilalanina: Desempenha um papel integral na estrutura e função das proteínas e enzimas, e na produção de outros aminoácidos.

Valina: Ajuda a estimular  crescimento e a regeneração muscular e está envolvida na produção de energia.

Treonina: Desempenha um papel no metabolismo da gordura e na função imunológica.

Triptofano: Necessário para manter o equilíbrio adequado de nitrogênio e a proteção de serotonina, um neurotransmissor que regula o apetite, sono e humor.

Metionina: Necessária para o crescimento de tecidos e absorção de zinco e selênio, minerais vitais para a saúde.

Leucina: Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, estimula a cicatrização de feridas e produz hormônios de crescimento.

Isoleucina: Importante para a função imunológica, produção de hemoglobina e regulação de energia.

Lisina: É importante para a produção de energia, função imunológica e produção de colágeno e elastina.

Histidina: Fundamental para manter a bainha de mielina, uma barreira protetora que envolve as células nervosas.

Aminoácidos não essenciais e a atividade física

Existe uma classe de aminoácidos chamada de não essencial. Isso não significa que nosso corpo não necessite dessas substâncias. O nome vem do fato de que são produzidos pelo nosso organismo, não precisamos consumi-los (teoricamente).

O consumo de suplementos de dois desses aminoácidos é indicado para quem pratica exercícios, o que ajuda a prevenir a depressão. Isso porque sua reposição pela alimentação não é rápida o suficiente para atender as necessidades do corpo mais ativo.

É por isso que atletas costumam fazer o uso de suplementos de aminoácidos sintéticos, disponíveis no mercado.

Um deles é a L-arginina. A arginina é um aminoácido não essencial  usado para aumentar a força muscular, a resistência e a melhora do fluxo sanguíneo. Este último é especialmente importante para atletas porque aumenta o fornecimento de nutrientes e a remoção do produto residual dos músculos em atividade.

Outro aminoácido não essencial é a citrulina, ou L-citrulina, que, é encontrado em alguns alimentos. Usado no tratamento de hiperamoniemia e em tratamentos hiper proteicos como suplemento da dieta e da prática de exercícios físicos, a citrulina reduz a fadiga e melhora a resistência.

Na forma de suplemento, a citrulina  é tipicamente extraída da melancia, que tem a maior concentração natural do aminoácido.

Quando consumida dessa forma, o pico de arginina não ocorre de uma só vez, mas por um tempo maior, o que aumenta a eficiência no organismo. A L-citrulina também está associada ao tratamento de doenças genéticas como distúrbios do ciclo da uréia, de disfunção erétil, de doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, entre outras.

Onde encontra aminoácidos naturais?

As carnes magras, os ovos, o leite e seus derivados são fontes importantes de proteína. Estes itens, especificamente, contêm os nove aminoácidos essenciais e também os 11 não essenciais.

Entre os alimentos de origem vegetal que podem nos fornecer aminoácidos, o grão-de-bico, a soja, alguns feijões, o trigo-sarraceno, a quinoa, o amaranto, as sementes de cânhamo e o pistache contêm todos os aminoácidos essenciais. Mas, por exemplo, as lentilhas têm uma quantidade limitada de metionina, e os cereais, como o arroz integral, contêm pouca lisina e treonina.

Ou seja, também quem é vegetariano o de consumir todos aminoácidos não sendo necessário comer carne.

Mas não é só importante focar nos aminoácidos. O ideal é ter uma alimentação balanceada maximizando a variedade de alimentos na dieta todos os dias, como frutas, legumes, cereais integrais, nozes, sementes, proteínas animais e vegetais e gorduras saudáveis, importante para o funcionamento correto do corpo.

Não esqueça que o acompanhamento médico é essencial para quem quer fazer uso de suplementos alimentares.



Deixe o seu comentário