Porto Velho/RO, 28 Março 2024 06:13:16
Diário da Amazônia

Amizade: Lealdade acaba quando benefícios deixam de existir?

O mundo dá muitas voltas, por isso, valorize o que você tem em mãos

A- A+

Publicado: 06/02/2019 às 10h34min

Vivemos dentro de um mundo cercado de interesses onde apenas o que oferecemos para os outros tem valia não é mesmo? Se não temos nada para oferecer para o próximo, somos irrelevantes e ao mesmo tempo sem valor. Mas, por que valemos apenas o que podemos oferecer dentro da nossa sociedade? Apenas pelo o que ofertamos? Às vezes tenho a impressão de que somos como “produtos em gôndolas de supermercados ou artigos de luxo” e quanto mais caro formos para o mercado, mais valia temos para os outros. No entanto, percebo também que quanto mais baratos formos ou “humildes e simplórios” para esse mesmo mercado, menos valia temos, como também, menos interesse e relevância. Você já pensou isso?

Repare em seu círculo de contatos ou amizades que às vezes você é super valorizado pelo o que pode oferecer em um determinado momento. Por ser uma pessoa passível e atenciosa. Logo depois é esquecido, “como um brinquedo que uma criança não quer mais”. A sociedade tem consigo o costume de esquecer dos outros facilmente, dos favores que lhe foram feitos rapidamente e descartam pessoas “mais amigas e parceiras” sem nenhum tipo de pudor. Valorizam pessoas fora do círculo que tem como característica a “empáfia”, “falta de simpatia” e às vezes “vocabulário desenfreado e chulo”. Ou seja, por agirem de forma arrogante e prepotente, como se esse posicionamento fosse um reflexo de um profissionalismo aquém do esperado. As vezes são “medíocres” e péssimos profissionais.

Claro, existem “situações e situações”, por isso, é preciso também saber separar esses momentos. Pessoas que são passageiras e que estarão com você em trabalhos esporádicos colocando a frente “antipatia e falta de humildade” não serão fiéis nos momentos de “vacas magras”, ou seja, pouco dinheiro a oferecer. Já as pessoas que já tem um vínculo e que estão há muitos anos com você, estarão em todos os “bons e ruins” momentos. Eu, por exemplo, trabalho com pessoas que são quase “cartas marcadas”, pois transparecem humanidade, parceria e são “altamente justos” em tudo que fazem. Elevam o trabalho e não o “egocentrismo”.

Lealdade 

Esteja ao lado de pessoas que possam oferecer “lealdade”, ou seja, que estão com você no dia a dia, na batalha da vida. Esses estarão sem sombras de dúvida também nos piores momentos. Saiba separar sempre o ‘joio do trigo’, pois se não, nem as amizades e parcerias verdadeiras sobrarão para você. Amizade e parceria: Lealdade acaba quando benefícios deixam de existir? O mundo dá muitas voltas, por isso, valorize o que você tem em mãos. Esteja ao lado de quem te oferece apoio em todas as circunstâncias da vida. O sol pode brilhar para todos, por isso, ajude também quem está às vezes na sombra. Até a próxima coluna.



Deixe o seu comentário