Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:15:01
Diário da Amazônia

‘Amor em mechas’ doará cabelos

A campanha quer receber doações de no mínimo 10 centímetros de cabelo.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/11/2017 às 14h00min

O cabeleireiro Eron Firmino realiza um corte no cabelo da cliente Jaqueline. Juntos, de mãos dadas, a solidariedade

Um dos principais efeitos colaterais vividos pelas pessoas que precisam enfrentar o tratamento contra o câncer é a queda de cabelo, sabendo disso empresários e cabeleireiros de Cacoal se uniram e estão promovendo a campanha ‘Amor em Mechas’. O objetivo da campanha é receber doações de no mínimo 10 centímetros de cabelo para a confecção de perucas que serão doadas para pessoas com câncer. A campanha de coleta segue até o dia 30 de novembro.

A estudante Jaqueline Pereira da Silva, de 20 anos, foi uma das pessoas que sentiu no coração a vontade de ajudar essas pacientes que sofrem com a queda dos cabelos. E mesmo sem ter casos da doença na família ou amigos, decidiu doar 10 centímetros do liso cabelo preto.

“Eu já tinha a intenção de cortar o cabelo, aí fiquei sabendo da campanha e decidi doar, pois pensei que dessa forma posso ajudar outras mulheres, pois cortaria e descartaria, então porque não ajudar, já que tenho esse poder nos meus fios de cabelo que crescem normalmente depois”, disse a garota.

Uma das idealizadoras da campanha é a empresária Gilbelamar Cardoso Campos, ela conta que a campanha Amor em Mechas, é um ‘braço’ da campanha Lenços do Amor que já era realizada por ela e tinha por objetivo arrecadar lenços e doar para mulheres com câncer, que perdem o cabelo e fazem tratamento no Hospital de Câncer de Cacoal São Daniel Comboni.
“Entrei em contato com o hospital para começar a organizar a coleta dos lenços, mas me disseram que estavam abastecidos, pois as pessoas estavam fazendo as doações no próprio hospital. Com isso fiquei pensando em outra forma de ajudar”, contou Gil.

Assim, decidiu se unir ao cabeleireiro Eron Firmino que há anos já realizava esse trabalho de coleta dos cabelos de suas clientes e enviava ao Hospital do Câncer de Barretos (SP).

“Decidimos dar continuidade ao trabalho que ele já fazia, mas agora direcionado a Cacoal. Demos o nome e não esperava que essa campanha tomasse a proporção que tomou. É impressionante como essa causa mexe com as pessoas. Pois a gente não sabe como será o dia de amanhã, então as pessoas se sensibilizam e ajudam mesmo, já que qualquer um está sujeito a essa doença”, disse Gil.

Parceria

O salão Eron Hair é um dos credenciados à campanha. No salão que fica localizado na avenida Belo Horizonte em Cacoal ele conta que já recebeu a doação de mais de 30 mulheres, desde que a campanha foi lançada. “Esse número é somente no meu salão, acho que se contabilizarmos todos os salões credenciados vamos passar de 150 mechas doadas. Nossa ideia é atingir o sentimento das pessoas que tenham o cabelo bonito, cuida do cabelo. Quando ela se olhar no espelho vê que ela tem cabelo e pode fazer outra pessoa feliz e decidir doar, é isso que queremos despertar nessas mulheres”.

Condições para a doação

Eron explica que não há restrições em relação ao cabelo para doação, todos os cabelos podem ser utilizados desde que não esteja ‘estragado’, com muitos processos químicos.

“Os cabelos podem ter coloração, selagem, ou qualquer tipo de procedimento, não tem problema desde que o cabelo esteja íntegro e sirva para fazer a prótese. Acima de 10 centímetros já há um aproveitamento bom”, destacou Eron.

Força na peruca

É uma ONG que há um ano confecciona perucas no município de Ji-Paraná e doa a custo zero para mulheres com câncer. Ao final da campanha todos os cabelos doados serão entregues a essa ONG, que irão confeccionar perucas para serem doadas a mulheres que perderam os cabelos e passam por tratamento de câncer em Cacoal.

Dia “D”

No dia 19 de novembro a partir das 8h, cabeleireiros gabaritados realizarão atendimento no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também parceiro. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e os interessados informarão a quantidade do corte que será direcionado à doação de forma gratuita.

 



Deixe o seu comentário