Porto Velho/RO, 28 Março 2024 19:30:48
Diário da Amazônia

ANEEL reduz em 7,46% a tarifa de energia em Rondônia

Colegiado da agência aprovou por unanimidade parecer elaborado pela diretoria, atendendo reivindicação dos consumidores rondonienses

Por Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/03/2019 às 16h30min | Atualizado 26/03/2019 às 16h35min

A Agência de Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou nesta terça-feira, (26/03), uma redução média de 7,46% na tarifa de energia elétrica de Rondônia. Essa redução é resultado da mobilização da bancada federal de Rondônia, dos órgãos de defesa do consumidor e da população do Estado, que não aceitaram o aumento excessivo de até 27% concedido em dezembro do ano passado pela autarquia.

Foto divulgação

O relator da revisão tarifária, Efraim Cruz, diretor da Aneel, explicou que a revisão foi fundamentada em critérios técnicos, mas reconheceu o trabalho político da bancada federal, especialmente do senador Acir Gurgacz (PDT) e do coordenador da bancada, deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB), que cobravam quase que diariamente uma solução para o impasse.

“A gente teve uma atuação muito forte da bancada federal, cobrando uma redução na tarifa. Vou dar um exemplo: hoje mesmo o senador Acir me ligou cedo para saber do nosso parecer e essa ligação era quase que diária. Entretanto, o grande ponto foi a construção de uma solução técnica, usando critérios técnicos e estruturais que permitiram uma redução da ordem de 7,46% na tarifa de Rondônia e de 3,24% na tarifa nacional”, explica Efraim.

O senador Acir Gurgacz considera que essa redução ainda é pequena, diante do aumento abusivo concedido em dezembro do ano passado, que foi de 25% na tarifa domiciliar a 27% na industrial e comercial. “Nós fizemos um trabalho grande junto a Aneel e conseguimos essa redução, que parece pequena, mas já é uma grande vitória para os consumidores rondonienses, para as famílias e para o fortalecimento de toda nossa economia”, observa Gurgacz.

O senador destaca que a energia elétrica representa até 10% do custo de produção nas pequenas e médias empresas, e que essa redução na conta de energia, além de aliviar o bolso do trabalhador e das famílias, traz um ganho de competitividade real para as empresas rondonienses, já que agora a tarifa ficará mais próxima da média nacional.



Deixe o seu comentário