Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:43:36
VARIEDADES

Ângela Maria, “rainha do rádio”, morre aos 89 anos em São Paulo

Morreu, na noite de sábado (29), a cantora Ângela Maria, intérprete de sucessos da música brasileira como Ave Maria do Morro e do mambo..

A- A+

Publicado: 30/09/2018 às 12h17min

Ângela Maria estava há 34 dias no hospital Santa Maggiore, em São Paulo
Thiago Duran/AgNews

Morreu, na noite de sábado (29), a cantora Ângela Maria, intérprete de sucessos da música brasileira como Ave Maria do Morro e do mambo cubano Babalu. Segundo Daniel D’Angelo, marido da cantora, ela estava há 34 dias no hospital Santa Maggiore, em São Paulo. O velório está marcado para às 10h, no Cemitério Congonhas, em Vila Sofia, São Paulo.

Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha, nasceu em 13 de maio de 1929 em Macaé, no distrito Conceição de Macabu, localizado no Rio de Janeiro. Filha de uma dona de casa e de um pastor evangélico, foi no coral da igreja que Ângela deu seus primeiros passos em direção à carreira musical. Na juventude, chegou a trabalhar em uma fábrica de lâmpadas e em uma indústria de tecidos.

Como sonhava em cantar no rádio, adotou o nome artístico para participar dos programas de calouros e não ser reconhecida pelos familiares, que desaprovavam suas aspirações artísticas.

Devido à sua intensa atuação no rádio na década de 1950, foi coroada “Rainha do Rádio” em 1954 através de um concurso popular. No mesmo ano, estreou no cinema com o filme Rua Sem Sol, de Alex Viany.

Apelidada ‘Sapoti’ pelo ex-presidente Getúlio Vargas, Ângela foi considerada a cantora mais popular do Brasil na década de 1950 e serviu de inspiração para intérpretes como Elis Regina. Com 120 discos, é reconhecida pelo Guinness Book como recordista mundial de gravações. Na década de 1960, um de seus grandes sucessos foi a canção Gente Humilde, composição de Garoto, Vinícius de Moraes e Chico Buarque

Em maio deste ano, a cantora reuniu fãs de todas as idades no Rio de Janeiro durante a turnê Ângela Maria e as Canções de Roberto e Erasmo. Para homenagear seus 70 anos de carreira, foi lançado o musical Lady Crooner, no
Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio de Janeiro.



Deixe o seu comentário