Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:10:46

Editorial

coluna

Publicado: 25/06/2020 às 00h31min

A- A+

Antigo Regina Pacis entra em atividade com apenas doze leitos

O constrangimento vivido em Guajará-Mirim pelo governador Marcos Rocha e sua equipe não foi suficiente para o governo estadual mudar a..

O constrangimento vivido em Guajará-Mirim pelo governador Marcos Rocha e sua equipe não foi suficiente para o governo estadual mudar a conduta política durante a pandemia da Covid-19. A assessoria promoveu um ato solene para a entrega de apenas doze leitos do antigo Centro Materno Infantil Regina Pacis, adquirido em maio por R$ 12 milhões, que seria exclusivamente para pacientes da Covid-19. Em Guajará-Mirim, a população foi às ruas para protestar com cruzes que simbolizaram os mortos pela Covid-19. Na solenidade em Porto Velho a população não compareceu, mas a repercussão do ato correu rápido tão logo noticiado pelas emissoras de TV. 

Dezenas de pessoas convidadas estiveram no ato político solene e ainda adentraram a unidade, inclusive nos leitos de UTI que são de acesso restrito. Tudo indica que foi preciso fazer ampla higienização de todo o andar por onde os convidados circularam para conhecer a primeira parte da reforma. Na semi-inauguração não tinha nenhum paciente internado, entre os muitos que estão em tratamento na capital. Também não houve divulgação de quando serão entregues os demais leitos. 

O empenho de compra do Regina Pacis foi emitido com data do feriado de 1º de maio de 2020 quando o número de mortos em Rondônia era de 18 vítimas. A entrega dos doze primeiros leitos ocorreu em 24 de junho de 2020 quando o número de mortes era 444 pessoas, conforme dados de 23/06/2020, do próprio governo estadual. Na época da compra, a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) previa 140 leitos clínicos nessa unidade, conforme notícia publicada no site do governo estadual em 15/05/2020. Se for mantida a quantidade de leito do projeto inicial, a unidade estaria no momento com menos de 10% da capacidade. Pelo visto o antigo Regina Pacis, chamado pelo governo de ‘hospital de campanha’, ainda demorará mais uns dias para concluir a reforma e estar 100% em atividade. 

A definição de ‘hospital de campanha’ é uma pequena unidade médica móvel, ou mini-hospital, que cuida temporariamente das vítimas no local antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes. Este termo é usado predominantemente com referência a situações militares, mas também pode ser usado em tempos de desastre ou catástrofes. Geralmente é em local de fácil acesso da população, mas em Porto Velho, o endereço fica na região central, longe dos setores Zona Sul e Zona Leste, onde concentra a maioria da população infectada.

 


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas