Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:08:57
Diário da Amazônia

Apex: governo formaliza saída de Carreiro e confirma Vilalva

Diário Oficial da União (DOU) oficializou a decisão de que o embaixador Mário Vilalva assumirá presidência da Agência

Por Estadão conteúdo
A- A+

Publicado: 11/01/2019 às 09h42min

O presidente Jair Bolsonaro formalizou na noite de quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU) em edição extra a indicação do embaixador Mário Vilalva como novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Vilalva terá mandato de quatro anos e substitui Alecxandro Carreiro, que ficou apenas uma semana no cargo e foi demitido na quarta-feira, 9, pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Bolsonaro na apresentação de Ernesto Araújo como ministro das Relações Exteriores

Em nota, Vilalva foi confirmado ontem pelo Palácio do Planalto, após embaraço entre o presidente relâmpago da Apex e o chanceler. Apesar de demitido pelo ministro, Alecxandro Carreiro se recusava a sair do posto e trabalhou normalmente na quinta-feira, dia seguinte à demissão, alegando que só uma decisão do presidente da República poderia definir sua exoneração.

A escolha de Vilalva para o cargo foi anunciada na quarta-feira por Araújo pelo Twitter. Na rede social, o ministro disse que Carreiro pediu “o encerramento de suas funções como presidente da Apex”. Segundo fontes ouvidas pelo “Estado”, Araújo sugeriu que Carreiro pedisse demissão após este se desentender com outra funcionária da Apex. Carreiro, no entanto, se negava a deixar a cadeira.

A destituição de Carreiro é a primeira baixa num posto de comando do Executivo federal em dez dias do novo governo.

Ex-embaixador, Mário Vilalva é o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil)

Contexto
O presidente também utilizou o Twitter para divulgar que havia recebido Vilalva e Araújo no Palácio do Planalto. Antes mesmo do anúncio oficial, a foto da reunião dos três já circulava pelas redes sociais.

A imagem foi publicada por Bolsonaro juntamente com a mensagem: “Recebi hoje o embaixador Mário Vilalva, indicado pelo Chanceler Ernesto Araújo para o cargo de Presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). Boa noite a todos!”.



Deixe o seu comentário