BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Após vendaval, festa de aniversário é cancelada

A comemoração do aniversário de 19 anos do município de Pimenteiras do Oeste, cidade que compõe a região do Cone Sul de Rondônia, e..

Publicado: 29/11/2014 às 09h17

A comemoração do aniversário de 19 anos do município de Pimenteiras do Oeste, cidade que compõe a região do Cone Sul de Rondônia, e faz divisa com a Bolívia, construída às margens do rio Guaporé, foi cancelada pelo prefeito João Miranda (PSDB). Ele contou que o Poder Executivo não tem condições de realizar nenhum tipo de festa na cidade por conta da destruição que um vendaval causou no município, na noite do domingo, 9 de novembro. De acordo com o prefeito, 80% das residências, comércios e prédios públicos da cidade ficaram parcial ou completamente destruídos por conta do fenômeno da natureza. Tanto os moradores da cidade, quando os representantes do poder público ainda estão trabalhando para conseguir reestruturar o município.

De acordo com o prefeito 80% das residências, comércios e prédios foram atingidos  Wilmer Borges/Diário da Amazônia

De acordo com o prefeito 80% das residências, comércios e prédios foram atingidos Wilmer Borges/Diário da Amazônia

A festa de comemoração a emancipação política e administrativa de Pimenteiras do Oeste acontecia sempre no dia 27 de dezembro. Uma lei criada pela Câmara de Vereadores, no entanto, transferiu a data em que se comemora o aniversário da cidade para o dia 28 de novembro. Em 2014 Pimenteiras do Oeste comemora 19 anos. O Governo do Estado de Rondônia está trabalhando em parceria com o poder Executivo local através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) na limpeza das ruas da cidade. Segundo João Miranda, foram pouco mais de 15 dias de trabalho que resultaram na retirada completa de entulhos e sujeiras de quatro ruas da cidade. A operação de limpeza continua até que todas as vias sejam completamente recuperadas.

O prefeito decretou no dia 10 de novembro estado de calamidade pública em Pimenteiras, pois até mesmo o prédio da prefeitura foi atingido pelo vendaval. O gabinete, e as secretarias de Administração, Planejamento, e Fazenda estão funcionando temporariamente no prédio do Centro de Atendimento ao Turista (Cati), e a Secretaria Municipal de Educação está ocupando o prédio da biblioteca pública, o qual é alugado. Desde o dia 9 que o município está isolado do mundo, sem contato de celular e sinal de internet. Somente nesta quinta-feira, que os moradores da cidade conseguiram ter acesso à rede mundial de computadores. Em reunião com o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) João Miranda foi informado que o poder Executivo Estadual desenvolveu um projeto para a construção de um novo prédio para a prefeitura municipal. 2014 não foi um ano muito positivo para Pimenteiras do Oeste. O evento mais tradicional da cidade, o Festival de Praia, que acontece sempre em setembro, também foi cancelado. O motivo, segundo o prefeito, foi porque a praia onde a festa acontece estava tomada pela água do rio Guaporé. Apesar de baixada completamente, técnicos da prefeitura informaram que a areia ainda estava encharcada, fato que colocava em risco a segurança dos participantes. O carnaval de rua deste ano também foi realizado por falta de recursos, e o evento miss beleza negra também teve que ser adiado, em respeito a morte do funcionário público, Antônio Rodrigues de Souza, pioneiro da cidade.

Deixe o seu comentário