Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:59:56
Diário da Amazônia

Apostas para o sucesso da 8ª Rondônia Rural Show

  Com os pés no chão   Conectados na importância do agronegócio para economia de Rondônia, focados no futuro dos grandes, médios..

A- A+

Publicado: 07/04/2019 às 06h00min

  Com os pés no chão

  Conectados na importância do agronegócio para economia de Rondônia, focados no futuro dos grandes, médios e pequenos produtores rurais, o vice-governador, José Jodan, o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, sob a batuta do governador Marcos Rocha aposta todas suas fichas no sucesso da 8ª Rondônia Rural Show. Com os pés no chão, os organizadores do evento já contabilizam a presença de quatro governadores da região Norte, bem como de visitantes de todo Pais e representantes de dez nações interessadas em conhecer a economia regional e realizar bons negócios. Está agendada também a presença da ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina.  

   Apoios importantes

  Os empresários ligados ao setor produtivo nas áreas de implementos agrícolas, tratores, colheitadeiras, grades, arados, adubos e fertilizantes, podem contar com o apoio de instituições como Banco do Brasil, Banco da Amazônia e das cooperativas de crédito. Dinheiro não vai faltar para financiar e apoiar os produtores rurais que tenham vontade e queiram investir em novas tecnologias no campo.

   Um show a parte

  O pavilhão das agroindústrias com mais de 100 estandes, onde os visitantes poderão conhecer a qualidade, degustando o sabor dos produtos regionais como sucos de frutas, doces de leite, queijo, provolone, compotas, lingüiça, mel, salame, morcilha, pães, bolachas, biscoitos, rapaduras, melado, ovos de codorna amendoim torrado entre outras  guloseimas. Que tal, um cafezinho preparado e moído na hora saboreado com uma fatia de pão assado no forno a lenha passado na manteiga caseira? Nem presta de tão bom!

   E tem mais

   Enquanto os agricultores e visitantes percorrem as áreas onde estarão instalados e expostos equipamentos e animais de raça, ou acompanham uma entre as dezenas de palestras técnicas, as esposas podem conhecer e adquirir, por exemplo, produtos para uma feijoada no final de semana, com destaque para as costelinhas de suínos defumadas, pés, orelha, pele, aquela lingüiça temperada e charque tudo preparado com o carinho da roça.

    As vitrines

   Nas vitrines tecnológicas, as lavouras de soja, milho, arroz, sorgo e girassol ao lado dos tanques de peixes, orientados pelos técnicos da Emater revelam a importância do conhecimento para que os grandes, pequenos e médios produtores rurais possam obter lucros financeiros e msuas propriedades. No mesmo caminho podem ser vistos e admirados animais bovinos da raça senepol do Grupo Taquari do Acre, as bezerras girolando produtoras de leite do Sítio Dom Henrique em Porto Velho.

    Não fica por aí

   Os pequenos animais, como ovinos, caprinos, suínos, gansos, marrecos e frangos caipiras também têm o seu espaço garantido na 8ª Rondônia Rural Show. Por isso, ela está entre as dez maiores exposições agropecuária e de negócios do Brasil.

   Mau tempo

  O Banco da Amazônia não conseguiu aplicar na agricultura familiar no primeiro trimestre de 2019, R$ 40 milhões como estava projetado em conseqüência das chuvas acima da média, conforme explica o superintendente Wilson Evaristo, que trabalha para recuperar o tempo perdido. Na outra ponta da linha o superintendente do Banco do Brasil, Gustavo Arruda, assegura que não faltará recursos para investimentos e custeio aos produtores rurais de Rondônia.

   Finalizando

  Vou plagiar o pensamento da filosofa, Hanna Arendt, ao estabelecer que a base do jornalismo sério ergui o debate público nas democracias. O pensamento é fascinante e devastador. Sem democracia não há jornalismo. Sem jornalismo não há democracia. Bom final de semana.



Deixe o seu comentário