Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:21:18
Diário da Amazônia

Apple é notificada pelo Procon-SP sobre iPhones sem carregador

Empresa deixou de incluir adaptador de tomada e fone de ouvido em seus celulares, deixando apenas o cabo USB-C.

A- A+

Publicado: 29/10/2020 às 14h28min

Apple não inclui mais carregador no iPhone 11, apenas um cabo USB-C. — Foto: Fabio Tito/G1

O Procon-SP notificou a Apple na última terça-feira (27) solicitando explicações sobre a retirada do carregador dos iPhones.

A empresa deixou de colocar o adaptador de tomada em todos os seus celulares neste mês, após anunciar os novos iPhone 12, afirmando que a decisão faz parte de “seus objetivos ambientais”.

Os consumidores devem comprar o item separadamente. No Brasil, um carregador custa R$ 219 na loja oficial da empresa.

O Procon-SP solicitou que a Apple esclareça os motivos de sua decisão, qual a alternativa que a empresa irá oferecer ao consumidor para carregar o novo aparelho, qual é a estimativa de tempo para o carregamento e como vai funcionar a garantia de cada item.

Em seu site, a fabricante do iPhone afirma que os consumidores podem usar carregadores que já possuem ou comprar os acessórios separadamente.

No entanto, a maioria dos acessórios antigos tem entrada USB-A, enquanto todos os celulares virão com cabo USB-C. Somente o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max eram vendidos com adaptador de tomada com porta USB-C.

Carregador com entrada USB-A (esquerda) e carregador com entrada USB-C (direita). — Foto: Reprodução/Apple

O órgão pediu que a empresa respondesse os questionamentos em 72 horas, contados a partir de terça (27). Porém, a assessoria de imprensa do Procon-SP disse ao G1 que a companhia pediu uma extensão do prazo, e que devem responder até 9 de novembro.

A Apple disse que não irá comentar o caso.

(G1)



Deixe o seu comentário