Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:32:29
VARIEDADES

Apps pra manter a saúde física e mental em tempos de coronavírus

10 apps para manter a saúde física e mental em tempos de coronavírus

A- A+

Publicado: 26/03/2020 às 19h21min

A Covid-19, o novo coronavírus, chegou com força no Brasil, mudando a vida pelo país. Muitos estão de quarentena, trabalhando, quando possível, em regime home office e evitando ao máximo sair de casa.
Apesar de ser uma medida essencial para preservar a saúde de todos no país, a quarentena pode causar danos a longo prazo.

O isolamento compulsório, além de intensificar muitas vezes o sedentarismo, aumenta os níveis de estresse, ansiedade e até mesmo depressão, o que prejudica o sistema imunológico – uma consequência ainda mais grave em tempos de pandemia.

Por isso, o artigo traz dez aplicativos para auxiliar na manutenção da saúde, tanto física quanto mental, em tempos de quarentena. Afinal, esse definitivamente não é o momento para aposentar as roupas fitness e perder hábitos importantes, como o de meditar.

Para se movimentar em casa

A quarentena e o trabalho remoto podem fazer com que as pessoas se movimentem menos. Isso é extremamente nocivo, já que manter uma rotina de exercícios é essencial para a saúde do corpo a curto e longo prazo e evita dores nas costas – tão comuns depois de horas sentado na mesma posição, trabalhando.

Além disso, é a atividade física que proporciona a liberação de endorfina no organismo, responsável por uma sensação de prazer e diminuição do estresse.

Por isso, aqui estão cinco apps para provar que é possível estar em casa e, ainda assim, vestir um belo conjunto fitness e mexer o corpo.

Nike Training Club (NTC)

O aplicativo da Nike é um dos mais conhecidos na hora de fazer exercício de casa. Com conteúdos criados por estrelas do esporte que são patrocinados pela marca – como Michael Jordan e Serena Williams -, o app contém mais de 185 treinos disponíveis.

O usuário deve escolher entre os níveis disponíveis (iniciante, intermediário e avançado) e a modalidade do exercício. E no aplicativo tem um pouco de tudo, desde força até yoga, em treinos que variam de 15 a 45 minutos.

O aplicativo é gratuito – com algumas instalações pagas opcionais – e está disponível para Android e iOS.

Freeletics Bodyweight

O Freeletics Bodyweight é também um dos aplicativos mais populares do segmento. Como o nome sugere, os treinos são todos feitos com o peso do próprio corpo, sem necessidade de academias, pesos ou máquinas.

O app é focado em exercícios de intensidade mais alta e possuí mais de mil variações de atividades. É possível baixá-lo gratuitamente, tanto no sistema Android quanto no iOS.

Uma função interessante do Freeletics Bodyweight é que, se o usuário tiver disposto a pagar o pacote Premium, a equipe produz um treino personalizado, focado no estilo de vida e preferência do indivíduo.

Porém, a versão gratuita é muito elogiada e promete grandes resultados. Então, se a pessoa decidir dar uma chance ao aplicativo, já pode escolher a peça preferida entre as calças legging fitness e se preparar para suar muito.

Endomondo

Esse é o app ideal para quem ama fazer exercício acompanhado, mas sabe que nesse momento de quarentena, isso não é possível.

O Endomondo permite que o usuário grave vídeos de seus treinos para mandar para os amigos, numa espécie de rede social fitness. Assim, a pessoa pode dividir sua rotina de exercícios, além de se inspirar e trocar dicas com os mais próximos.

O aplicativo é gratuito e disponível para Android ou iOS. Mas, assim como a maioria dos casos, pagando pela versão premium, o usuário tem alguns benefícios extras – no caso do Endomondo é a possibilidade de um plano de treinamento pessoal e análise da frequência cardíaca.

Exercícios em Casa

Considerado um dos melhores apps do segmentos pelo Google em 2018, o Exercícios em Casa é um aplicativo gratuito, também disponível para Android e iOS.

Nele, o usuário tem acesso a diversos treinos que podem ser feitos em espaços pequenos, sem necessidade de máquinas ou aparelhos.

Depois de baixá-lo, a pessoa já pode escolher a sua opção de atividade, levando em conta área do corpo trabalhada e intensidade.

O app ainda traz lembretes diários, para ninguém se esquecer de se movimentar, e acompanhamento do peso – sendo uma boa pedida para quem quer emagrecer.

Sworkit Abdominal & Núcleo Trainer

Muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para conquistar objetivos fitness. Se o plano é conseguir um abdômen definido, o Sworrkit Abdominal é a pedida certa.

O app faz parte do produto Sworkit – que disponibiliza diversos treinos diferentes. Porém, essa versão específica é focada em exercícios para a região das costas e, claro, do abdômen.

O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para Android, quanto iOS.

Para manter a saúde mental

Apesar da atividade física ser muito importante, nem só de treino e malhação se sobrevive em uma quarentena. O momento atual pede calma, por isso, é muito importante manter os níveis de ansiedade e estresse baixos.

Mas, isso nem sempre é fácil. O país está passando por uma pandemia, na qual grande parte dos trabalhadores está em casa e, para intensificar o problema, as redes sociais inundam os feeds com dicas de produtividade e conselhos sobre não parar durante a quarentena.

Isso tudo aumenta ainda mais a ansiedade em um momento já tão difícil. Por isso, aqui estão alguns apps que podem ajudar na manutenção da saúde mental, principalmente quando combinados com o auxílio de um psicólogo em sessões de terapia.

Calm

O Calm é um dos aplicativos de meditação mais famosos do mundo. Ele disponibiliza diversas aulas de meditação, para diferentes níveis de conhecimento. Ou seja, serve para aquelas pessoas que nunca meditaram até para os usuários mais experientes.

O app é conhecido por auxiliar na ansiedade, estresse e ainda ajuda quem tem dificuldade para dormir, com áudios específicos e playlists relaxantes.

Sua versão em português chegou no Brasil no ano passado e ele pode ser baixado gratuitamente, em sistema Android ou iOS.

Quality Time

Em tempos de quarentena, é possível que muitos percam a noção de quanto tempo estão passando no celular, mais precisamente nas redes sociais. Alguns especialistas já notaram que isso pode ser bem nocivo para a saúde mental.

Pensando nisso, foi criado o app Quality Time – gratuito e exclusivo para Android. O aplicativo promete lançar uma ‘dieta digital’ para seus usuários, montando gráficos e listas para que a pessoa entenda como seu tempo está sendo gerido no celular.

É possível reparar, assim, se há algum vício ou excesso de tempo gasto em sites que acabam não fazendo tão bem. Além disso, o Quality Time também permite que o usuário efetue bloqueios após determinado tempo em algum aplicativo.

Happify

O Happify é um aplicativo focado no combate do estresse, ansiedade e depressão. Com diversas atividades, planejadas com base na terapia cognitivo comportamental e em técnicas de mindfulness, Happify afirma que cerca de 80% de seus usuários sentiram-se mais felizes após baixar o app.

Dentre as atividades disponíveis estão testes, tarefas, jogos e meditações. A partir de um sistema de pontos, a pessoa consegue analisar seu progresso e observar melhor seus avanços.

O app está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Cíngulo

Cíngulo foi eleito o melhor aplicativo de 2019 para Android (mas que também está disponível para iOS). O foco da ferramenta é promover uma espécie de terapia guiada e busca por autoconhecimento.

O app contém vídeos, textos e áudios que causam um efeito relaxante no usuário. Ele é dividido por sessões, nas quais a pessoa pode realizar uma auto-avaliação, feita com base em cada perfil.

O Cíngulo tem um plano pago, por R$ 99,90 por semestre, mas também disponibiliza sessões grátis.

Be Okay

O Be Okay é um aplicativo focado no controle de crises de pânico e ansiedade. Com música de fundo relaxante, o app disponibiliza exercícios de respiração, permite que o usuário importe fotos que o acalma e ainda possuí um atalho para ligações, caso a pessoa precise de mais ajuda.

Uma ferramenta interessante do Be Okay é a possibilidade de registrar as crises em um calendário. Assim é possível que o usuário perceba se há algum padrão ou se existe algum gatilho para suas crises.

O app é gratuito, disponível para Android e iOS.



Deixe o seu comentário