BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Arábia Saudita habilita exportação de carne bovina rondoniense

A autoridade sanitária da Arábia Saudita habilitou oito novos estabelecimentos para a exportação de carne bovina brasileira e seus..

Publicado: 13/11/2019 às 10h05

A autoridade sanitária da Arábia Saudita habilitou oito novos estabelecimentos para a exportação de carne bovina brasileira e seus produtos. O frigorífico Indústria, Comércio e Transporte de Carne Bovina (Distriboi), de Ji-Paraná, está entre os oito habilitados.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, atribuiu o sucesso das negociações que resultaram na habilitação dos frigoríficos à recente viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país oriental, que esteve com ela durante a passagem da comitiva. “Isso faz parte da abertura que o Ministério da Agricultura vem fazendo juntamente com o governo federal”, disse ela.
Em 2018, as exportações de produtos agropecuários brasileiros para a Arábia Saudita renderam US$ 1,7 bilhão. Foram mais de 2,9 milhões de toneladas de bens comercializados.

Os principais produtos exportados para os sauditas são carne de frango in natura, açúcar de cana, carne bovina in natura, soja em grão e farelo, milho, açúcar refinado e café solúvel e verde.

Os frigoríficos habilitados: Frigorífico Fortefrigo – Paragominas (PA); Frigorífico Better Beef – Rancharia (SP); Rio Grande Comércio de Carnes Ltda – Imperatriz (MA); Plena Alimentos – Pará de Minas (MG); Indústria e Comércio de Alimentos Supremo – Ibirité (MG); Frigol – São Félix do Xingu (PA); Maxi Beef Alimentos do Brasil – Carlos Chagas (MG) e Distriboi – Indústria, Comércio e Transporte de Carne Bovina – Ji-Paraná (RO).

Rondônia

De acordo com os dados do Comex Stat – o sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro – do Ministério da Economia (ME), a exportação de carne no estado de Rondônia cresceu mais de 30% no primeiro semestre deste ano, superior ao volume exportado no mesmo período de 2018, alcançando mais de U$ 290 milhões em faturamento.

Rondônia tem o sétimo maior rebanho

Segundo a Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), o Estado conta com um rebanho de 13.972.394 cabeças de bovinos e bubalinos, distribuídos por 99.064 propriedades. Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), Rondônia tem o sétimo maior rebanho nacional. No abate, isso representa quase 8% do total de cabeças abatidas.
De acordo com os dados do ME, no período de janeiro a junho de 2019, mostram ainda que o item carne desossada de bovino fresca ou refrigerada atingiu acréscimo de 21,53% relativo ao período de 2018. Neste ano, em volume, o resultado foi de 80.787 toneladas de carnes exportadas.

Os dados quantitativos de abate de responsabilidade dos Sipas/DFAs do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostram que de janeiro a junho 2019 foram abatidas 1.242.204 cabeças, acréscimo de mais de 91 mil animais em relação a 2018 (1.150.928), garantindo ao Estado o primeiro na região norte em abate sob Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.).

Com informação assessoria e Agência Brasil

Por Redação

Deixe o seu comentário