Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:32:33
Diário da Amazônia

‘Arduino para Meninas’ é aprovado pelo CNPq

O projeto, aprovado entre os 78 de um total de 702 projetos submetidos em todo o Brasil, contará com o apoio de três escolas

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/12/2018 às 10h32min

O objetivo do projeto, coordenado por Marco Polo Moreno de Souza, professor do Departamento de Física do Campus de Ji-Paraná da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), é usar a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino para atrair alunas do Ensino Médio e Fundamental das escolas públicas para a área das Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

O projeto, aprovado entre os 78 de um total de 702 projetos submetidos em todo o Brasil, contará com o apoio de três escolas da Educação Básica de Ji-Paraná. Estão previstas três bolsas para professores da Educação Básica, duas bolsas para alunas matriculadas em cursos superiores na área e nove bolsas para alunas, além de recursos de custeio e de capital.

Arduino é um projeto que se iniciou na Itália em 2005, e tinha como objetivo inicial a possibilidade de criação de projetos escolares de baixo orçamento. O “Arduino” é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto e de fácil uso, englobando tanto hardware como software. O hardware é baseado no microcontrolador Atmel AVR com suporte à entrada e saída de dados, enquanto que o coração do software é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que contém uma biblioteca capaz de programação na linguagem em CC++. A aplicação do Arduino é vasta, incluindo impressão 3D e passando por automação residencial, ensino de física e robótica.



Deixe o seu comentário