Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:14:58
Rádio Alvorada

Área rural de Ji-Paraná recebe vacinação Contra Raiva Animal

A meta é que Ji-Paraná imunize aproximadamente 40 mil cães e gatos contra a raiva

A- A+

Publicado: 05/09/2019 às 07h20min

Os produtores rurais de Ji-Paraná estão recebendo a visita dos vacinadores da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). As equipes estão percorrendo todas as propriedades dos setores Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. A ação faz parte da Campanha Nacional de Controle da Raiva Humana. (mais…)

“Estamos fazendo um grande esforço para visitar todas as propriedades rurais até dezembro. A estratégia de passar de casa em casa foi uma ideia que surgiu em 2017 e deu muito certo. A cada campanha temos diminuído a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou a coordenadora da UVZ, Eliana Pereira Dias Cruz.

Os Distritos de Nova Colina e Nova Londrina também receberam os vacinadores. A vacinação já foi realizada também nas aldeias indígenas com apoio da Casa de Saúde Indígena (Casai). Já foram imunizados os animais nas aldeias Igarapé, Pedro, Lourdes, Cinco Irmãos, Icolén e Iterap. A meta é que Ji-Paraná imunize aproximadamente 40 mil cães e gatos contra a raiva.

Os donos dos animais devem ficar atentos. Todos os cães e gatos com mais de dois meses de idade devem receber a dose. A vacinação é a única maneira de continuar mantendo Ji-Paraná livre da raiva, que é uma doença contagiosa e pode ser transmitida ao homem por meio do vírus. O contágio pode ser por meio da saliva e secreções de animais infectados. A vacina é gratuita.

A vacinação na área urbana, pelo cronograma do Ministério da Saúde, está prevista para ser realizada em março de 2020.



Deixe o seu comentário