Porto Velho/RO, 21 Março 2024 12:11:02
Diário da Amazônia

Arimar de Sá: carreira, aclamação e polêmica

Levar o debate sobre os fatos de maior impacto social e discutir diretamente com o público é o principal objetivo do programa.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/01/2018 às 06h20min

Com quase 40 anos dedicados ao jornalismo, o apresentador, radialista e advogado Arimar de Sá, conhecido por suas entrevistas polêmicas com a classe política de Rondônia, estreou em outubro do ano passado o programa Rondônia em Debate transmitido pela TV Gazeta.

Levar o debate sobre os fatos de maior impacto social e discutir diretamente com o público é o principal objetivo do programa, que tem agradado os telespectadores, ao qual diariamente enviam mensagens com sugestões e opiniões sobre os temas.

“Quero transformar o “Rondônia em Debate” em um evento como foi na Rádio Cultura com o programa “A voz do Povo”. Desde o início do programa já recebi mais de cem mensagens, ou seja, isso é um bom retorno do público e pretendo continuar”.

Foi no ano de 1980 que o entrevistador começou a sua carreira, assinando a coluna “Bbatendo de frente” no extinto periódico Alto Madeira, onde relatava os assuntos de maior relevância da semana, a coluna foi vencedora de vários prêmios e durou quinze anos. Em seu currículo, Arimar Sá, trabalhou em outros jornais da região, como a Tribuna, Folha e Estadão, recebendo diversos prêmios em sua trajetória.

Dentre os prêmios em destaque estão: Medalha do Mérito de Rondon, Príncipe da Beira (Corpo de Bombeiros), Amigo da PM, Amigo da segurança pública, Destaque do ano em Ji-Paraná e Ouro Preto e Prêmio estadual. Sá também coleciona homenagens como as três Moções de Aplausos na Câmara, duas na Assembleia Legislativa de Porto Velho, uma em Ouro Preto do Oeste, Guajará-Mirim e Pimenta Bueno.

Com mais de seis mil entrevistas realizadas o jornalista lembra a mais marcante, que aconteceu com Osvaldo Piana, então governador do Estado de Rondônia, que estava irredutível nas respostas, “Foi uma das melhores entrevistas, a mais difícil sem sombra de dúvida, pois ele não baixava a guarda e vinha contra-atacando os meus argumentos, mas aquele embate foi o que me impulsionou a chegar ao final da entrevista”, disse.

Arimar de Sá ainda abre espaço na sua atribulada carreira de jornalista e advogado para escrever crônicas. O recorte dos fatos do cotidiano à luz da literatura é uma das principais paixões deste multifacetado profissional. “Me considero dentre todas as profissões que exerço um cronista nato. É algo que não demanda esforço de mim, as palavras saem naturalmente”. Dentre as crônicas que mais gosta, ele revela a preferência pela mais recente, compartilhada no seu facebook e intitulada “Ode à Rondônia”, onde faz uma homenagem ao Estado pelos seus 36 anos de emancipação política:

“Teu cenário tem mil cores, cores de um Brasil que o país desconhece. As garças brancas sobrevoando os pântanos, o papagaio verde, verde como as matas e o macaco gracioso que pula pelos galhos, nas acrobacias que permitem os cipós dependurados nas árvores frondosas. A cobra d’água, a onça pintada, a negra, as duas, ainda esturram mata adentro. O boto cor de rosa e o seu balé. Oh, Rondônia de imensas graças!”.

Para este ano, Arimar pretende continuar com o programa Rondônia em Debate, apresentando os assuntos mais repercutidos e entrevistando as personalidades políticas de Rondônia, que retorna a programação na TV Gazeta em fevereiro.



Deixe o seu comentário