Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:13:36
Diário da Amazônia

Ariquemes: Prazo para vacinação contra o H1N1 é adiado

Em Ariquemes, apenas 10.500 de 17.121 pessoas esperadas, compareceram aos postos de vacinação

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 05/06/2018 às 17h37min

Trabalhadores da saúde e do sistema prisional, gestantes, mulheres pós-parto, idosos, professores e crianças de 06 meses a menores de 05 anos agora tem até o dia 15 de junho para tomar a dose de imunização contra o vírus H1N1, transmissor da gripe. A decisão foi divulgada pelo Ministério da Saúde esta semana, por entender que o desabastecimento, provocado pela paralisação dos caminhoneiros, nos últimos 15 dias, prejudicou a procura do público pela vacina.

Ariquemes atingiu apenas 10.500 pessoas na campanha. (Foto: Divulgação))

Em Ariquemes, apenas 10.500 de 17.121 pessoas esperadas, compareceram aos postos de vacinação. Número que representa pouco mais de 61% da meta mínima estabelecida que é de 90% de cobertura. A responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (Semsau), Andria Fernanda, explica que o dado mais preocupante é referente às crianças.

“Até o momento teríamos que ter vacinado sete mil e quarenta e nove crianças e foram vacinadas apenas três mil e setenta e três, correspondendo apenas 43% deles. É importante que eles recebam a dose da vacina, mesmo que estejam gripados, por que ela protege contra a complicações da influenza que podem levar até a morte. A única contraindicação é se a criança estiver com febre na hora ou for alérgica a ovo”, afirmo Andria.

Até o momento teríamos que ter vacinado sete mil e quarenta e nove crianças e foram vacinadas apenas três mil e setenta e três, correspondendo apenas 43% deles.

SERVIÇO

Andria ainda explica que, para reverter este índice, uma escala de atendimento será realizada nas unidades educacionais públicas, além do posto já montado no Shopping da cidade que funciona de segunda a sexta-feira, das 18 horas as 21 horas.



Deixe o seu comentário