Porto Velho/RO, 23 Março 2024 09:07:54
ESPORTE

A arte marcial mais antiga do mundo

Ainda hoje existem controvérsias sobre a época exata de seu surgimento.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 03/12/2017 às 06h05min

A ascensão nas Academias à prática de defesa pessoal

O Taekwondo é uma arte marcial coreana, cuja pronúncia em português é “tê-com-dô”, significa a arte de usar os pés e as mãos.

É uma arte marcial que combina práticas tradicionais (técnicas básicas e de defesa pessoal, armas e toda sua filosofia enquanto arte marcial) e esportivas (treinamento voltado para competições, adotando técnicas de treinamento esportivo moderno e de alto desempenho).

Sua história e evolução estão fortemente ligadas à história da própria Coreia. Na Coreia, o Taekwondo derivou-se de uma arte marcial de defesa chamada “Subak” ou “Taekkyon”, sendo desenvolvido com o objetivo de oferecer um caminho para o treinamento do corpo e mente, sob o nome de “Sonbae” na época onde a Coreia era composta por 3 (três) reinos. (WTF, 2006).

Ainda hoje existem controvérsias sobre a época exata de seu surgimento.

Para Lee (1977), o Taekwondo surgiu na Coreia há aproximadamente 1300 anos. Já Kim (2000), afirma que o Taekwondo surgiu aproximadamente há 1800 anos. Outros historiadores consideram esta arte mais antiga ainda.

A Coreia antigamente era formada por 3 reinos: Koguryo, Baek Je e Silla. Silla era o menor dos reinos, constantemente invadido e saqueado. Para se defender, o rei de Silla criou uma elite de guerreiros composta por jovens aristocratas e militares, sob o nome de “Hwa Rang”. Esses jovens guerreiros seguiam um rigoroso código de honra, no qual o respeito e a lealdade eram suas bases. Os “Hwa Rangs”, juntamente com este código ficaram conhecidos como “Hwa Rang-Do”. Esse grupo, além dos treinos comuns para época com o uso de armas, dava ênfase também ao treinamento corpo a corpo, mental e físico. Com a ajuda dos “Hwa Rang-Do”, Silla se tornou o reino mais forte e conseguiu a unificação dos três reinos.



Deixe o seu comentário