BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Articulação em Redes é tema do Seminário Perspectivas Florestais

Articulação em Redes é tema do 5ª Seminário Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia, em Porto Velho

Publicado: 13/08/2019 às 08h49
Atualizado: 13/08/2019 às 08h50

De 14 a 16 de agosto, Porto Velho recebe a V edição do Seminário Internacional “Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia”, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, executora do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Este ano o evento traz como tema central a discussão “Articulação em Redes: Desenvolvimento e Conservação Frente às Mudanças Climáticas”. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Evento reunirá organizações públicas, privadas, terceiro setor e pesquisadores para discutir como articulações em redes contribuem para o desenvolvimento e conservação na Amazônia frente às mudanças climáticas

Direcionado a estudantes, profissionais liberais, técnicos e pesquisadores, o seminário vem, ao longo dos anos, reunindo representantes do terceiro setor, entidades públicas, privadas, pesquisadores e acadêmicos para discussões em torno de diversos temas ligados ao uso sustentável da floresta amazônica.

“As questões ambientais estão no centro de muitas discussões que impactam diretamente diferentes setores, como a economia do país, cujo o PIB recebe forte contribuição agrícola. Estamos no sudoeste da Amazônia, uma das fronteiras de expansão do agronegócio. Acreditamos que seja um excelente momento para dialogarmos sobre as oportunidades de desenvolvimento e conservação, posto que em nossa região essas duas vertentes não caminham separadas”, reforça Alexis Bastos, coordenador de Projetos do CES Rioterra.

Alexis reforça que seminário é focado na Amazônia ocidental, especialmente para o sudoeste da Amazônia, onde Rondônia está localizado e onde atuam as instituições que participarão do evento.

“Foram convidados para este diálogo representantes de organizações com longo e importante histórico de atuação na região, com ações de conservação, reflorestamento, desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades indígenas e tradicionais e da agricultura familiar que vêm apresentando resultados significativos”, comentou Telva Maltezo, presidente do CES Rioterra.

As discussões propostas reforçam, ainda, a importância das articulações nacionais e internacionais para a conservação, que valorizem a floresta em pé e que revertam em benefícios para além do âmbito local, como os voltados à mitigação de impactos climáticos, cujo os benefícios são globais.

Serão, no total, 14 palestras e cinco mesas redondas com temas como redes, conservação da biodiversidade, desenvolvimento econômico, mitigação climática e tecnologias, sempre ligando esse pontos as formas de uso e ocupação dos solos na Amazônia.

As instituições participantes são: Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé (RO), SOS Amazônia (AC), Universidade Federal do Paraná – UFPR (PR), Ministério do Meio Ambiente – MMA (DF), Latin America Forum Berlim – LAF (Alemanha), Biofílica (SP), Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – Aderjur (MT), Jabuti Filmes (RJ), Operação Amazônia Nativa – OPAN (AM/MT), Instituto Federal de Rondônia – IFRO (RO), Pacto das Águas (RO) e Energy Transition (Alemanha).

Acesse o site www.semeandosustenabilidade.org.br/seminario para inscrições e programação completa.

O projeto

O Semeando Sustentabilidade completa 10 anos em 2019. Voltado ao uso sustentável da floresta a partir de alternativas de produção que evitem a agricultura itinerante, já beneficiou mais de 1.000 famílias com ações extensão rural e cerca de 28 mil pessoas participaram de ações de educação ambiental e produziu de 1,5 milhão de mudas de espécies frutíferas, florestais e agrícolas para fins de geração de renda já foram produzidas.

Junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – o ICMBio, mantém um banco de matrizes na Floresta Nacional do Jamari (Flona), ajudando a conservar mais de 35 espécies, sendo que destas, 5 estão ameaçadas de extinção.

Nestes dez anos, mais de 400 hectares foram recuperados diretamente através do projeto, com a doação de mudas e acompanhamento técnico. Essas mudas contribuem para sequestrar mais de 107.604 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera, sendo o principal gás causador do efeito estufa de origem antrópica.

Iniciado em Itapuã do Oeste e Cujubim, hoje atende também agricultores familiares dos municípios de Rio Crespo, Porto Velho e Candeias do Jamari.

 

Programação:

14 de agosto – Quarta-feira

18H – Credenciamento
19h30 – Abertura
20h – Intervenção cultural
20h15 – CES Rioterra – Desafios para Amazônia até 2050 e a Importância das Ações em Redes
20h45 – Latin America Forum (LAF) – Redes de Articulação Brasil X Alemanha para Conservação e Garantia de Direitos
21h15 – Mesa redonda – Articulação em Rede
21h45 – Coquetel

15 de agosto – Quinta-feira

13h – Credenciamento
14h – Abertura
14h15 – Ecoporé – Agricultura Familiar e sua Importância para Conservação na Amazônia
14h50 – SOS Amazônia – Unidades de Conservação do Sudoeste da Amazônia: Valor para Conservação e Mitigação de Impactos Climáticos
15h25 – Ministério do Meio Ambiente (MMA) – Atuação do MMA no Contexto da Conservação da Biodiversidade na Amazônia.
16h – Mesa redonda – Conservação da Biodiversidade na Amazônia
16h45 – Coffee break
17h05 – Pacto das Águas – Desenvolvimento Econômico de Povos Indígenas e Populações Tradicionais
17h40 – OPAN – Gestão Territorial Indígena
18h15 – Aderjur – Redes de povos da floresta e impactos para conservação
18h50 – Mesa redonda – Desenvolvimento Econômico na Amazônia, Oportunidades de Mercados e a Inclusão de Novos Atores
19h20 – Encerramento

16 de agosto – Sexta-feira
14h – Abertura
14h15 – Jabuti Filmes – Audiovisual como Ferramenta de Empoderamento e Luta por Garantia de Direitos
14h50 – IFRO/Rede Inova – Incubação de Tecnologias e o Potencial para Melhorar Aspectos de Conservação
15h25 – Energy Transition – Energias Renováveis e seu Papel na Mitigação GEE na Amazônia
16h – Mesa redonda – Tecnologias: Desafios para Empregar seu Potencial de Informação para Mobilização Social
16h45 – Coffee break
17h05 – CES Rioterra – Porque o Carbono dos Solos é tão Importante para Mitigação de Impactos Climáticos na Amazônia
17h40 – Biofílica – Mercados Verdes e Pontes para Conservação da Amazônia
18h15 – UFPR – Dinâmica de Carbono Associadas às Formas de Uso e Ocupação dos Solos na Amazônia
18h50 – Mesa redonda – Amazônia e seu Papel na Mitigação de Impactos Climáticos
19h20 – Encerramento

Por Assessoria

Deixe o seu comentário