Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:13:16
Diário da Amazônia

Artista plástica Maria Antônia lança “Aruaçu, o Sapo Cantador”

Será lançado na livraria Leitura, no Shopping Porto Velho, na sexta-feira, dia 17, às 18h30, o livro infantil “Aruaçu, O Sapo..

Por Silvio Santos / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/05/2019 às 16h49min

Será lançado na livraria Leitura, no Shopping Porto Velho, na sexta-feira, dia 17, às 18h30, o livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”, de autoria da artista plástica Maria Antônia da Costa, 81 anos, que também fez a ilustração do livro.

Esta é a segunda publicação de Maria Antônia. No ano passado, ela lançou, por meio da Temática Editora, o livro “A Casa do Filho do Soldado da Borracha”.

Aruaçu, O Sapo Cantador, é a história de um tema bem atual, o bullying, situação vivida pelo sapo que se aventura na carreira de cantor, sofrendo agressão por parte de alguns animais da floresta que o desencorajavam, dizendo ser  horrível sua voz, que jamais ele faria sucesso.

“O personagem é inspirado no Tim Maia, de quem sou fã. Na época em que tive a ideia do livro ele estava muito doente. Uma pessoa grande e forte, com voz potente, pensei no sapo cururu da Amazônia”, conta Maria Antônia.

A Amazônia precisa ser conhecida, valorizada e respeitada desde a infância, considera a escritora. “De modo que além do bullying, sem pretensões penso que a história contribui para que nossas crianças possam desenvolver a imaginação entrando nesse ambiente fantástico”, diz.

Maria Antônia pretende dar continuidade às aventuras de Aruaçu, o famoso sapo cantador, na Amazônia. Espera  continuar com energia e saúde para contar as peripécias do Sapo Cantador no Vale do Guaporé e em outras paisagens da região.     

Professora aposentada, Maria Antônia é natural de Sena Madureira (AC), mas na adolescência veio para Porto Velho (RO), onde começou a dar aulas aos 17 anos. De família humilde, na capital de Rondônia chegou sozinha, apenas com a indicação de sua mãe para uma comadre que poderia acolher a jovem.

Trabalhou em escolas como o Barão de Solimões, Rio Branco, John Kennedy e 21 de Abril entre outras.

Incentivada pela filha Marcia Cristina Paraguassu, começou nas artes plásticas no início  da década de 90. Já fez diversas exposições, inclusive em Brasília e Rio de Janeiro. Imagens Oníricas e Universo Geométrico são as mais recentes mostras de pinturas com técnica em acrílica.

“Convidamos os pais para levar seus filhos, prestigiarem a literatura infantil. Esse trabalho foi feito com muito carinho, e acredito que irão gostar”, diz.    



Deixe o seu comentário